sexta-feira, 27 de maio de 2011

Arraiá do bem

Eu amo festa junina: das delícias engordativas ao modelito dos participantes, sem falar nas danças encantadoras - desde que não ridicularizem o homem do campo - não acho a menor graça! Mas quem nunca ficou indignado com as festas caça níqueis? E o que dizer das criança chorando pedindo mais uma ficha para tentar ganhar aquela prenda que, ninguém merece? Mas não precisa ser assim. As festas podem ser agradáveis, solidárias e educativa. Clique no link abaixo e vejam algumas dicas:

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/festa-junina-educativa-475397.shtml

Festa boa mesmo é aquela que reúne amigos. No ano passado conseguimos nos organizar e fizemos uma linda festa. Teve gente no Sul preparando as varas da pescaria e trazendo de avião. Outras pessoas prepararam lindas barracas. Os participantes trouxeram os brindes e trocaram por fichas. Mobilizamos empresas para trazer um pula pula e os quitutes foram levados pelos moradores e compartilhados. Já tem gente pedindo bis...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Estudo dirigido da fisiologia dos ossos

Assista o vídeo abaixo:



 Agora responda:

1. Quantos ossos existem aproximadamente no corpo humano?

2. Cite pelo menos três funções do esqueleto.

3. De acordo com suas dimensões, como os ossos são classificados?

4. O que é e onde está situada a medula óssea?

5. Qual a função das lâminas ósseas presentes nas extremidades dos ossos?

6. Existe alguma relação entre ossos e vibração da voz? Se sim, explique.

7. Que mudança acontece nos ossos quando o indivíduo pára de crescer?

8. Por que sentimos dores quando um osso sofre alguma lesão?

terça-feira, 17 de maio de 2011

A lição de Amanda Gurgel

Uma professora fala com propriedade sobre a educação  brasileira.



Com apenas três algarismos e a propriedade de quem está em sala de aula, ela desmascara a nobreza daqueles que pensam que governar é discurso e não ações. Essa gente bem vestida, bem alimentada, que não se cansa de mamar nas tetas públicas e falar da educação como se eles tivessem um dia sido bem educados, merecia ouvir cada palavra!

sábado, 14 de maio de 2011

Vestindo a Camisa das Florestas

No ano da floresta, o programa Globo Ecologia tem discutido esse tema sob diferentes aspectos. A discussão de hoje foi "Floresta e Política".


O artigo 225 da Constituição estabelece que a floresta é um bem comum e que cabe ao Estado garantir que as populações possam usufruir desse bem:

Título VIII
Capítulo VI


Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 

O programa mostrou exemplos de iniciativas particulares que permitem que as pessoas vivam próximas das florestas, apresentando exemplos de cidadãos que criaram uma reserva particular e patrimônio natural, a chamada RPPN.

Cecília e Guarací  gestores de uma RPPM. Eles moram em uma área de 30 hectares e decidiram assegurar que a floresta ocupe 20 hectares de sua área. Desde que eles compraram a área, a cerca de dois anos e meio, o casal já plantou 10 mil árvores. Nessa propriedade,  10 hectares é RPPM e os outros 10 pode ser feito manejo florestal. Como fonte de renda, o casal desenvolve um trabalho de educação ambiental recebendo alunos de escolas da região. Para criar uma RPPM foi preciso fazer um registro em cartório, onde eles assinaram um termo de compromisso de proteção vitalícia da área que ficará de herança para as próximas gerações.

Como a floresta é uma arena de muitos interesses, o programa mostrou movimentos coletivos que fazem valer o direito de ter florestas, como as ONGs que atuam na Serra da Cantareira. Para as pessoas que militam em favor dessa causa, a floresta deve ser protegida porque regulam o clima, combatem o aquecimento global e fornecem água para a cidade. O esforço desses cidadãos garantiu que a UNESCO reconhecesse a Serra da Cantareira como reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo. Se hoje a área é protegida por lei, deve-se também ao trabalho de organizações não governamentais como a RECANTA que veicula informações para a comunidade adjacente e sensibiliza o poder público sobre a importância da floresta para a população.

Por outro lado, existem outros interesses econômicos como a expansão rodoviária. Atualmente um projeto  propõe a construção de um anel rodoviário que derrubaria 400 hectares na Serra da Cantareira. A ameaça da perda na fauna e flora e a modificação da paisagem é um exemplo de disputas e pressões que acontecem naquela região.

Se fazer política é atender o interesse da maioria o programa não poderia deixar de ouvir um político que atua nessa área. Para Fábio Feldman, criador da Lei da mata Atlântica, a floresta deve ser encarada como um capital natural que deve ser usado com muito cuidado para não comprometer o patrimônio. Ele defende que o comportamento das pessoas pode ser usado a favor dessa causa e que até o consumo pode ganhar um caráter de manifestação política, como por exemplo quando usamos camisetas de ONGS como SOS Mata Atlântica ou do GREENPEACE. Para ele, esse tipo de manifestação silenciosa também contribui para formar a massa crítica para a mudança que precisamos fazer. Feldman luta hoje para transformar o Cerrado em patrimônio nacional, reforçando o valor desse ecossistema a fim de protegê-lo.


Na foto, Tuca Andrada veste uma camisa que denuncia o desmatamento na Mata Atlântica.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Para melhorar o Ibope da educação brasileira

Já imaginou um canal criado para divulgar ações pedagógicas de qualidade? Eu já. Aliás, esse blog foi criado porque eu não tinha poder - dinheiro - para montar um canal, nem mesmo um programa de TV, mas esse canal existe:



É uma pena que não existe uma versão brasileira. Tudo bem, temos canais que se dizem educativos, mas me diga: o que aparece nesses canais são, essencialmente, ações dos professores em sala de aula? Como acontece nesse vídeo onde uma educadora tem voz e uma sólida proposta de trabalho:



No Brasil, uma parte significativa de quem decide, pensa e divulga educação está bem distante da prática do ensino. Se os diretores e coordenadores de uma escola, os autores de livros que ditam tantas regras no campo educativo e os roteiristas dos programas das TVs educativas tivessem como quesito básico a permanência em sala de aula, teríamos algumas diferenças no modo de fazer, pensar e difundir a educação brasileira. Na medida em que o discurso se distancia da prática, tudo pode soar falso. E se soar falso, não dá ibope.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Canção da Evolução com links explicativos

Vocês já conhecem o trabalho da Equipe Bio? Esse grupo é formado por quatro professores paraenses que fazem paródias com letras de biologia e os alunos que embarcam nessa viagem dizem que fazem as provas de vestibular cantando! Para quem até então achava que biologia era chata e decoreba, esse pode ser um excelente incentivo para compreender a vida de modo dinâmico e melódico. Eu tenho usado os clipes da Equipe Bio nas minhas aulas e os alunos adoram. Mas mais interessante que colocar a turma para dançar e cantar o conteúdo de ciências e biologia, é mergulhar na letra, garantindo que cada palavra cantada ganhe um significado.

Um exemplo de como isso é possível pode ser conferido em uma postagem publicada no blog curiosos da ciência, do clube de ciências da Escola Parque, onde os autores, Renan e Miguel, publicaram o vídeo "Equipe Bio Zoologia" e além da letra, buscaram o significado dos termos que são citados nessa adaptação.

Inspirada nesse trabalho que meus queridos alunos fizeram, resolvi dissecar a canção Evolução, uma paródia de "Era um garoto" dos Engenheiros do Hawaii. Fui selecionando links que permitem compreender melhor a letra. Tais links trazem uma aula, alguns exercícios de vestibular, diversas imagens e esquemas, textos de blogs e outras possibilidades para compreensão dos conceitos.




Era um garoto que resolveu
provar que existe evolução 
girando o mundo foi encontrar
as evidências da América
olhou um fóssil e viu que sim
havia semelhanças afins
com as espécies que são atuais
os fósseis eram ancestrais
pensava a vida tem mais idade
com a natureza a selecionar
adaptados pois separou
espécies pra diversificar
Stop com a evolução
Stop com a seleção
De Charles Darwin a opinião
achou oposição


era um garoto que percebeu
o mecanismo de seleção
girando o mundo observou
em um ser vivo adaptação
pescoço longo girafa traz
herdando de seus ancestrais
a evolução que evidência nos dá
os seres a se adaptar
homologia analogia
temos os órgãos vestigiais
registro fóssil do ancestral
que está morto embaixo do chão


Stop com a oposição
Stop com a oposição 
No peito Darwin é quem traz
os méritos afins

Quem quiser aprender tocar essa canção, clique aqui.

Esse e outros vídeos da Equipe Bio você encontra no http://www.equipebio.net/Bio-V%C3%ADdeos.php

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dica para educadores cinéfilos


Curso de Formação de Educadores Cinema Nosso e Cineduc

Cinema Nosso e Cineduc, com a parceria da FASE, anunciam a abertura do curso de Formação de Educadores no intuito de unir Cinema e Educação e gerar reflexões, debates, ações e profissionais que conciliem ambas as linhas de estudo para alcançar um efeito ainda maior de comunicação, formação e experiência. Com carga horária de 48 horas, o curso terá início no dia 30 de maio de 2011 e previsão de término em 06 de julho de 2011. As aulas se realizarão sempre às segundas e quartas-feiras, de 18h ás 21h, no Cinema Nosso localizado à Rua do Rezende, 80 – Lapa/RJ. Reservamos, ainda, 1 final de semana de junho (18 e 19) para exercícios práticos de filmagem.
Para este projeto, nosso público alvo são professores, educadores populares, estudantes universitários e curiosos na temática. Os interessados podem se inscrever até 30 de maio de 2011.
É solicitada uma taxa única de inscrição no valor de R$ 65,00; que deve ser apresentado em dinheiro ou cheque na sede do Cinema Nosso, na Lapa. A Aqueles que efetuarem o pagamento antecipadamente, garantem a vaga. Atenção! A turma tem lotação máxima de 25 alunos.
Venha participar! Para informações ou dúvidas, ligue para (21) 2505.3300
Cinema Nosso é uma ONG criada informalmente no ano 2000, a partir do processo de seleção de elenco para o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Katia Lund. A organização prioriza o desenvolvimento integral de jovens, especialmente estudantes da rede pública, com oficinas e atividades de estímulo à reflexão e ao respeito à diversidade, à pluralidade e à cultura popular por meio da linguagem audiovisual.
Cineduc é uma instituição de Cinema e Educação que iniciou suas atividades nos anos 70. A motivação era dar às crianças e jovens a possibilidade de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica. O Cineduc cria platéias críticas, que não recebem passivamente os valores difundidos pelo cinema e pela televisão.
Para conhecer melhor as instituições, visite os sites:

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Embriões Incríveis

Os seres vivos apresentam diversas características comuns - somos feitos de células, reproduzimos, temos metabolismo... Mas As semelhanças são ainda maiores se comparamos o início do desenvolvimento embrionário.

Clique aqui e veja semelhanças notáveis entre seres como peixes, tartarugas, aves e mamíferos - o homem inclusive.

E por falar em desenvolvimento humano, veja isso:





As transformações que ocorrem durante o desenvolvimento são fascinantes. Veja como é o ciclo de vida dos equinodermos:


clique aqui Para assistir esse filme talvez você tenha que se cadastrar, mas garanto que valerá o esforço!



Animais de corpo mole

Você sabe qual é o segundo maior grupo do Reino animal? Isso mesmo, são os versáteis moluscos. Com três tipos básicos de organismos - cefalópodes, bivalves e gastrópodes - os moluscos só perdem em diversidade para os artrópodes.

O corpo desses animais está dividido em cabeça, pé e massa visceral dependendo da classe, algumas partes são mais ou menos desenvolvidas, dependendo do modo de vida dessa espécie.




Que tal viajar pela diversidade Mollusca?



Aprenda mais sobre os moluscos através dessa aula multimídia:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desenhar se aprende

Saber desenhar também é útil para quem curte ciências, porque nem sempre é possível ter uma câmera para registrar o nosso objeto de estudo.

Mesmo quando é possível capturar a imagem com recursos tecnológicos, desenhar nos leva a observar detalhadamente o ser vivo que estamos estudando, identificando características importantes. É por isso que alguns professores, durante os trabalhos de campo, exigem que seus alunos desenhem - para o desespero de alguns! Esses educadores defendem que o tempo de observação e o esforço do registro facilitam a aprendizagem.

Porque será que embora a maioria das crianças gostem de desenhar, quando crescemos costumamos dizer que não somos capazes de representar algo através de desenho? Considerando que essa habilidade é tão importante, selecionei alguns vídeos - alguns feitos sem grandes recursos técnicos - que servirão como "aulas" para os que quiserem se atrever a desenhar. Vamos lá?

Como existem milhares de aulas de desenho no YouTube, selecionei vídeos de seres vivos. Minha expectativa é que meus leitores colaborem, através dos comentários, com outras dicas de vídeos interessantes.

O primeiro vídeo que compartilho é de um personagem muito querido:



Esse retrata uma figura humana:



Um vídeo que minha filhota ama:



Gostou? Quem sabe você vai ficar tão fera, que passará a desenhar tudo o que tiver pela frente, como a galerinha que desenhou essas mãos incríveis:

domingo, 1 de maio de 2011

Fique Jovem

Para quem, como eu, anda se sentindo muito velho: "Forever Young", na versão com Joan Baez.

"Que Deus te abençoe e te acompanhe sempre, que seus desejos se tornem realidade, que você sempre faça para os outros e deixe que os outros façam por você. Que você construa uma escada para as estrelas e suba cada degrau, que você fique jovem para sempre, jovem para sempre, jovem para sempre, que você fique jovem para sempre."



E na bela interpretação de Bob Dylan, com ilustrações de Paul Rogers!




Essa postagem foi uma contribuição de Eduardo Aguilar