segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Você pode contribuir para o seu filho gostar de ler

No caminho para o trabalho fui bombardeada pelas propagandas da próxima bienal do livro que acontecerá aqui no Rio e fiquei pensando: quanto a feira movimentará esse ano? É inegável a importância de aprender a ler e desenvolver o prazer da leitura e por isso os projetos que exigem investimentos em prol da leitura conquistam verbas consideráveis e as famílias empregam parte do orçamento doméstico no desejo de ter filhos leitores, o que nutre o mercado editorial. Felizmente! Bom seria que mais autores brasileiros pudessem viver de sua escrita e que as edições ficassem cada vez mais primorosas para seduzir novos leitores.

Mesmo uma família que não dispõe de grandes recursos pode fazer algo para despertar o interesse pela leitura. Vale economizar para presentear alguém com um bom livro. Se você tem filhos pequenos, aqui você vai encontrar uma lista com opções excelentes, classificadas por idade. É importante saber como funciona programas como os Agentes da Leitura. Mas não convém se endividar e nem esperar apenas do governo ou do professor: recorra às bibliotecas! Ali existem pessoas que podem dar dicas mais preciosas que um funcionário de uma livraria,   onde o interesse comercial pode sobrepor ao literário.

Se aproximar da biblioteca, quando ela fica na escola do seu filho, pode contribuir com a qualidade da educação que ele recebe, porque ampliar o número de obras que ele teria acesso sem a sua ajuda pode ser crucial na formação dele. O livro que você levar para a sua casa pode  despertar a curiosidade, contribuir para que o pensamento conecte saberes distintos, apresentar modos diferentes de abordar um assunto, fornecer uma desenvoltura nas diferentes formas de expressão - a fala, a arte, a ciência... ou simplesmente divertir a sua família!

Na escola onde trabalho e onde minha filha estuda, as bibliotecárias desenvolvem um trabalho notável. Elas contam com um bom investimento para incrementar o acervo e desenvolvem uma pesquisa eficiente para que os títulos que os professores indicam estejam à disposição dos alunos. Além desses livros, elas pesquisam o que há de novo e/ou bom no mercado. Cada novidade que chega  é divulgada de modo criativo e lúdico. Há poemas espalhados pelos corredores, um concorrido clube de leitores, exibição de curtas no recreio e, o mais importante, essas profissionais estão sempre prontas para dicas sensacionais! Elas também promovem encontros com autores, ilustradores e contadores de histórias. Há projetos para todos os funcionários...

Talvez você possa levar alguma dessas ações para a sua comunidade e colaborar na árdua e deliciosa tarefa de formar gente que lê com prazer.

Um comentário:

Graciane disse...

é muito importante que a leitura possa ser trabalhada como diversão e não como obrigação.Adorei o texto e me senti honrada em ver nosso trabalho ser elogiado.
Abs