terça-feira, 19 de julho de 2011

Estratégias de credibilidade para o crescimento das pequenas empresas

Os consultores da Luz Consultoria inauguraram sua sede promovendo palestras gratuitas com temas interessantes para quem empreende ou pretende empreender. Ontem estive nessa aconchegante em Botafogo, para ouvir Leandro Borges falar sobre "Credibilidade para Pequenas Empresas".

Aprendi com Leandro que o cliente procura uma empresa em busca de alguma solução, serviço ou, em alguns casos a figura da pessoa que representa a instituição. Cuidar da imagem da empresa e dessa "personificação"é importante, assim como a escolha do local onde a empresa é sediada e a sua marca. Leandro deu alguns exemplos bem legais de design que valorizam o produto e também de alguns logos que fazem a diferença. A apresentação do espaço também é importante: quando o cliente visita uma empresa, espera encontrar um ambiente organizado e limpo. Por isso, pequenos cuidados como a escolha de hardwares e a limpeza do computador, podem causar uma boa impressão no cliente. A escolha da roupa também pode ajudar a conquistar novos contratos. Respeitando os códigos que determinam o figurino de cada tipo de negócio, a apresentação do vendedor passa uma idéia de prosperidade e colabora com essa credibilidade.

Leandro enfatizou a importância das pequenas empresas construírem sites com uma apresentação cuidadosa. Ele lembrou que o domínio de um site é muito barato, 30 reais, e que é possível comprar modelos que favorecem a boa apresentação por um preço razoável. Com um investimento de 200 reais é possível ter um site como o www.jornaldobem.com.br, criado por ele. Do mesmo modo, é inadmissível que um empresário não tenha um e-mail, de preferência um que seja criado com cuidado. Aliás, Leandro sugere a criação de vários e-mails, como:

atendimento@nomedaempresa.com.br
marketing@nomedaempresa.com.br
financeiro@nomedaempresa.com.br
comercial@nomedaempresa.com.br

Ele lembrou que os e-mails devem ser elaborados com cuidado, incluindo o logo e o nome da empresa e que os anexos devem seguir em PDF.

Utilizar a opinião dos clientes foi outra dica importante. Vale associar o nome da empresa à instituição de ensino dos sócios, coletar o depoimento dos clientes, estimular a circulação dessa opinião nas Redes Sociais.
Sempre que possível, a satisfação dos clientes deve estar representada em números e divulgada no site da empresa.


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