domingo, 3 de julho de 2011

Características gerais dos cordados

Nós, os cordados somos considerados os animais mais evoluídos. Mas o que é preciso ter para ser um cordado? Para receber esse nobre título, em alguma fase do desenvolvimento, o animal precisa ter: fendas branquiais, notocorda e tubo neural.

A notocorda é uma estrutura proteica, flexível, presente no dorso dos animais e serve para a sustentação. Em alguns animais, essa estrutura se mantém até a fase adulta e algumas vezes é substituída pela coluna vertebral. Nesses casos, os cordados são chamados de vertebrados.

O tubo neural também é localizado no dorso, mas é formado por células nervosas e irá originar o sistema nervoso. Esse vídeo, em espanhol, apresenta os componentes do sistema nervoso, inclusive os neurônios:



Já as fendas branquiais, são aberturas que se desenvolvem na faringe, pelo menos na fase embrionária, que podem dar origem aos pulmões ou às brânquias e garante o suprimento do oxigênio.

Vamos observar essas três estruturas, em um cordado primitivo, a ascidia, que durante a fase larvária consegue se deslocar nadando, mas na fase adulta se mantém fixa.


Note que o desenho acima aponta na larva as três estruturas comuns aos cordados: notocorda, feixe nervoso e fendas branquiais. Observe também que no adulto o ânus foi apontado: em todos os cordados essse é o primeiro orifício a ser formado no sistema digestório. Quando o ânus se forma primeiro que a boca, os animais recebem o nome de deuterostômios, mas quando a boca se forma primeiro, os animais são denominados protostômios. Veja o esquema abaixo para compreender melhor essa classificação:


Então, essa é outra característica importante: todos os cordados são deuterostômios. Além disso, os cordados são triblásticos, celomados e possuem embriões com cauda alongada. Triblásticos são todos aqueles que no início do período embrionário formam a ectoderme, a mesoderme e a endoderme que ao longo do crescimento embrionário darão origem aos mais diferentes tecidos do corpo.


Celomados, são os animais que possuem celoma. Abaixo uma imagem para que você diferencie esse grupo dos pseudos-celomados e dos acelomados.

O sistema de transporte sangüíneo é fechado. Isso significa que o sangue que sai ou entra no coração vental percorre um conjunto de vasos: artérias, veias e capilares. Como a grande maioria dos animais, os cordados possuem simetria bilateral.

O filo Chordata é dividido em três sub-filos: urochordata, chepalochordata e vertebrata. Que tal estudar cada um deles para apreender suas particularidades? Mas antes disso, vamos revisar as características gerais? É pra soltar a voz!!!






2 comentários:

Anônimo disse...

maravilhoso esse site, aprendi bastante... obrigada!!!

Anônimo disse...

amei a musica, um maximo esse site, congrats !