domingo, 27 de março de 2011

Vídeos legais sobre vírus

Os vírus são seres impressionantes: embora acelulares, muito mais simples e incompletos, conseguem parasitar seres com bilhões de células, como o homem.




O vírus é um organismo muito simples, ele não é capaz de produzir energia e nem tem elementos suficientes para se manter e se reproduzir, portanto, para ele, é obrigatório estar dentro de uma célula parasitando-a. Por isso dizemos que os vírus são parasitas celulares obrigatórios.

No vídeo abaixo você conhecerá vários vírus, com suas capsulas de proteína. Observe que além dos vírus que parasitam os seres humanos, existem outros que parasitam vegetais e bactérias.



As células perdem energia e elementos que precisaria para a manutenção dela e por isso fica doente. Em alguns casos, a célula hospedeira fica com tantos vírus em seu interior que acaba se rompendo.

A dificuldade que existe para combater os vírus, através de vacinas, por exemplo, pode ser explicada pelo fato de os vírus sofrerem mutações com facilidade. Além disso, os vírus de diferentes organismos podem sofrer recombinação gênica. Um exemplo é a gripe suína, provocada por um tipo vírus, originado da recombinação genética de vírus que parasitavam aves com vírus que parasitavam seres humanos.

Nenhum comentário: