quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Detentos que dançam e encantam

Hoje uma querida e talentosíssima amiga publicou no Facebook:


Estes são os dançarinos prisioneiros do Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu (Filipinas). A nova rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos e dois ex-detentos transformaram-se em dançarinos desde então.
A dança é obrigatória para todos o s 1,6 mil detidos na prisão de Cebu, exceto para os idosos e doentes.
Simplesmente fantástico!




Mesmo sem ser bailarina, dá para imaginar a disciplina necessária para a execução dessa coreografia. E se algo semelhante fosse proposto nos presídios brasileiros onde a ociosidade permite tantos absurdos? Será que o  período do ensaio ocupando a mente dos detentos revelaria talentos, devolveria a auto-estima das famílias que passam por esse drama, melhoraria a relação interpessoal nesses ambientes? Se sim, dependeria de bailarinos com talento e coragem, além de um enorme potencial liderança.

Além da dança, pesquisas apontam o potencial terapêutico do canto e das artes plásticas. Assim, o novo jeito Marta Rocha de ser e governar deveria incluir arte na veia, quer dizer, na cadeia.

2 comentários:

Giulia Nadruz disse...

Que bacana vc ter postado esse vídeo no seu blog, Sil!! O trabalho desses caras é realmente incrível. Uma bela iniciativa. Parabéns pelo Blog!!
Bjo grande

Maria Helena disse...

Adorei esse vídeo, a dança realmente trabalha a disciplina, melhora a auto estima, como seria bom se os detentos do Brasil pudessem praticar, mas aqui eles saem piore do que entraram, e não tem espaço para tantos presos.
Parabéns!!!
Beijão.
Maria Helena.