sábado, 8 de janeiro de 2011

Lei da Música nas Escolas

Até a década de 70, o ensino de música fazia parte dos currículos escolares, mas foi retirado até que um projeto de lei da senadora Roseana Sarney propos o retorno dessa disciplina. A mobilização contou com o apoio do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP) que é formado por 86 entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. A lei nº 11.769 foi sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras. 3 anos foram dados às escolas para que adaptem seu currículo na área de artes. Assim, a lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determinava o aprendizado de arte, mas não especificava o conteúdo. 


Especialistas reconhecem os benefícios que o ensino da música pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças e consideram que essa aprendizagem estimula a criatividade infantil. Não se exige formar músicos profissionais, mas despertar o apreço das crianças pela música. Por isso é fundamental que as aulas sejam conectadas com o universo infantil. Durante a iniciação musical é importante que a criança tenha acesso à diferentes instrumentos e estilos musicais: essa diversidade poderá apontar caminhos para essa criança.

O artigo que previa a formação específica de professores na área musical para ministrar a disciplina foi vetado por Lula, com a justificativa de que a música é uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou oficial na área e que são reconhecidos nacionalmente. 



Sintonizado nas recomendações do MEC, o repertório de Bichos para Cantar e Contar foi montado para que as crianças apreendam noções básicas de música, além de técnicas de canto e explorem ritmos, danças e diversos sons de instrumentos. 






Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI4978-10538,00.html

Nenhum comentário: