sexta-feira, 30 de abril de 2010

Promova o Turismo Científico na sua escola


o Museu da Vida acaba de disponibilizar o Guia de Museus de Ciência do Brasil, organizado por região e por estado. No site do Museu da vida é possível fazer um download do arquivo:

O guia descreve os TEMAS dos Museus, os ENDEREÇOS e sua proximidade de seu município...

Que tal divulgar o guia no site na sua escola? Você pode promover um concurso interno de fotografia. As fotos poderiam ser feitas pelos alunos e familiares que visitassem os espaços de ciência. Mais legal ainda seria se vocês conseguissem organizar visitas para esses museus: turismo científico é fascinante!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Biomas no Movie Maker

O papel do professor contemporâneo ultrapassa o ensino de conteúdos e a avaliação escrita e oral dos mesmos. Se hoje os jovens dispõem de poderosos recursos tecnológicos para apreender conhecimentos, nós educadores, também podemos explorar tais recursos e motivar os estudantes a se apropriarem de todo esse aparato, inclusive como autores. Assim, além de ampliar o acesso à informação, eles poderão exercitar a expressão e a criatividade: habilidades de grande valor no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Nas turmas do primeiro ano da Escola Parque, sugeri que os meninos fizessem um vídeo sobre Biomas, brasileiros inclusive, usando o programa Movie Maker. Distribui os temas entre os alunos - a maioria trabalhará individualmente, mas como eles são espertos, devem marcar encontros para cumprir juntos essa missão.


A pesquisa começa com a leitura cuidadosa de textos que tratem o Bioma escolhido. Sugeri o uso de fontes acadêmicas, para que eles se familiarizem com essa escrita. Só então deve-se buscar um contato com imagens do Bioma. Alertei para o fato de que, se a leitura for mal executada, corre-se o risco de capturar imagens inadequadas, difundir informações erradas: a responsabilidade também é uma habilidade importante. Além de fotos ou vídeos sobre o bioma escolhido, cada aluno deverá buscar músicas típicas da região para incluir no filme para que, além da fauna e flora, conheça-se um pouco da cultura do lugar estudado.

Encontrei um tutorial feito por Adriana Sousa que pode ser util para aqueles que não dominam o programa:

Usando o Movie Maker

Uma dica: o vídeo pode ficar ainda mais interessante com um roteiro que considere o potencial da música e das imagens disponíveis. Um recurso interessante é usar o "ponto de virada" para que, em determinado ponto da música, a narrativa seja "sacudida". Esse recurso pode torná-la menos óbvia e mais instigante. Talvez o exemplo abaixo ajude a compreender isso:



Esse vídeo foi feito às pressas, com a galera do CDI, à título de ilustração. Não deu tempo de colocar os créditos no final: a música Alô Liberdade é de Chico Buarque - interpretada por Chicas. Espero que o vídeo dos meus alunos fiquem bárbaros como tudo o que eles fazem! Em breve partilharei essa produção com vocês.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mosquito que te quero longe... ou no laboratório!

No último encontro do Clube de Ciência da Escola Parque uma das alunas, a doce Marina, levou um mosquito e uma pesquisa com informações interessantes desse inseto que costuma incomodar muita gente. Impertinentes ou não, o mosquito despertou o interesse de todos. A pesquisa de Marina permitiu que o grupo descobrisse que os mosquitos apresentam na cabeça vários sensores com os quais eles detectam aves e mamíferos- o homem inclusive - à 38 metros de distância! Isso porque liberamos gases através da respiração e do suor que o poderoso alado detecta e, se ele for uma fêmea - só as fêmeas se alimentam de sangue - partirá com tudo para cima de nós com seu aparelho bucal picador.

Depois de ouvir as histórias de Marina e ver o mosquito que ela trouxe com o auxílio de um microscópio, assistimos o vídeo abaixo. Ele mostra o ciclo de vida do mosquito desde o namoro dos adultos no ar, passando pela desova, até o nascimento de um jovem mosquito. Vale muito conferir!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feriadão em Búzios

feriados são ideais para curtir a família. Mas é difícil fazer isso em casa onde há sempre uma coisa ou outra para fazer. Então, nada melhor que colocar o pé na estrada e procurar um lugar encantador para relaxar.

Com pouco dinheiro, 750 reais divididos em 10 parcelas, consegui levar minha filha em uma super viagem nesse feriadão. Eu e Luisa embarcamos em uma aventura com o pessoal da COPAP - Cooperativa de Professores Aposentados: um grupo ligado ao Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro. Para minha grata surpresa, o pacote superou em muito as minhas expectativas e incluiu um hotel belíssimo, Colonna Park que nos ofereceu um quarto com uma exuberante vista para o mar; um inesquecível passeio de escuna; uma noite no Pátio Havana - um belíssimo bar com dançarinos que nos divertiram e nos fizeram agitar o esqueleto e o que é melhor: um grupo animado que nos recebeu com muito carinho.

Além dos professores aposentados, crianças e profissionais liberais faziam parte do grupo. Mas quem mais chamava atenção por onde passava eram os professores aposentados. Vê-los aproveitando a vida com tamanha dignidade foi um alento para mim: aguardo ansiosamente minha aposentadoria. Isso não porque estou cansada de lecionar, mas porque, como eles, quero olhar para o passado e lembrar das inúmeras pessoas que encontrei nas salas de aula, buscando aprender algo e que muito me ensinaram.

Meus novos amigos aposentados, muito bem assessorados por uma secretária-guia competente chamada Andréia, conquistavam vantagens por onde passavam. Enquanto estivemos em Búzios, o hotel ofereceu jantares especiais, a empresa de turismo nos presenteou com passeios extras... e eu, ao lado dos mestres, aproveitei para curtir minha filhota que está uma figura!

domingo, 25 de abril de 2010

Um livro-declaração de amor

 



Renata Pettengill e Mariana Massarani nos ajudam a declarar o amor pelos nossos filhos. Elas mostram como amamos os nossos rebentos desde que estavam na barriga e como cada fase do desenvolvimento é especial.

Um primor de literatura infantil.
Posted by Picasa

sábado, 10 de abril de 2010

cantando com as crianças


































A outra face antropológica

Os organizadores do É Tudo Verdade não poderiam ter escolhido documentário melhor para abrir o festival desse ano: Segredos da Tribo de José Padilha. Pelo menos para quem, como eu, considera cara a temática indígena. Mesmo tendo assistido outros filmes sobre a tribo Ianomami, fiquei chocada com o que vi. Padilha não se limita em mostrar belas imagens do "bom selvagem" e usar aquele velho discurso simplório de uma tribo isolada que foi contaminada pelo homem branco. Padilha responsabiliza, cita nomes, mostra as caras. O documentário faz pensar nos limites da ciência, lança lenha na fogueira da vaidade da academia e denuncia atos criminosos cometidos em nome da ciência.





Embora Padilha tenha paixão pela ciência, ele aprendeu encará-la de forma crítica e reconhece a fragilidade metodológica usada por antropólogos que trabalharam com os Ianomamis. Nesse projeto ele aprendeu o quanto os cientistas podem cometer equívocos ao focar em um único paradigma. Para Napoleon Chagnon, por exemplo, a tribo era violenta. Já para o francês Jacques Lizot, os índios eram atletas sexuais. 


O filme levanta questões: porque a visão de um cientista sobre um povo desconhecido é recebida pela sociedade como um dogma? Como tais cientistas são enviados para uma tribo, sem uma percepção clara da índole esses sujeitos? Se o "enviado" for um pedófilo e se for dado a ele alto poder de barganha entre os índios, tal poder poderá gerar grande sofrimento e marcar para sempre as crianças que ele abusar. O filme revela que o prestígio e o dinheiro que os antropólogos receberam, através da venda de livros ou do reconhecimento acadêmico concedeu tamanho poder que os índios entregavam suas crianças e seus próprios corpos como laboratórios humanos. Profissionais enviados para proteger e difundir a cultura indígena podem abusar do índio, conhecendo e tirando proveito das vulnerabilidades de seu povo, principalmente da pobreza que lhe é peculiar. Ao ouvir o depoimento dos índios só pude lastimar: a negligência dos governos brasileiro e venezuelano, a cegueira das instituições religiosas e educacionais que ofereceram legitimidade irrestrita aos cientistas, a deficiência de fiscalização das agências financiadoras e a sociedade que cria deuses do saber, reverenciando-os cegamente.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um novo Blog

http://luesproducoes.blogspot.com/

Espero que vocês gostem da novidade e que prestigiem o nosso trabalho!

Para você ajudar as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro


Fundição Progresso arrecada donativos

A Fundição Progresso e a Parada da Lapa começam uma Campanha de Arrecadação de Donativos para auxiliar os desabrigados após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro
A intenção é arrecadar colchonetescobertoresalimentos não-perecíveiságuaroupasagasalhos e material de higiene pessoal. Receberemos os donativos de segunda à sexta, das 10h às 20h e nos eventos desse fim de semana. Segundo a Defesa Civil já são mais de mil pessoas desabrigadas na cidade. A ajuda de todos é muito importante, colaborem! A Fundição Progresso fica na Rua dos Arcos – Lapa – 2220-5070.

 Confira também as unidades da Guarda Municipal que estão recebendo os donativos:

• Centro: Sede da Prefeitura - Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova
• São Cristóvão: Avenida Pedro II, nº 111
• Botafogo: Rua Bambina, nº 37
• Barra da Tijuca: Avenida Ayrton Senna, nº 2001
• Madureira: Rua Armando Cruz, s/nº
• Praça Seca: Praça Barão da Taquara, nº 9
• Lagoa: Rua Professor Abelardo Lobo s/nº - embaixo do viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças
• Bangu: Rua Biarritz, s/n
• Tijuca: Rua Conde de Bonfim, nº 267
• Campo Grande: Rua Minas de Prata, nº 200

terça-feira, 6 de abril de 2010

Para ficar vitaminado

Vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A maioria delas não é produzida pelo nosso corpo, por isso precisamos obtê-las na alimentação. Felizmente elas estão disponíveis nos mais variados cardápios.

 Veja esse brilhante trabalho e aprenda mais sobre as vitaminas:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

André Mattos: "meu querido" professor

Quem tem ou teve a chance de ter aula com André Mattos sabe que ele oferece muito mais que lições de teatro. André, ou Dedé como é carinhosamente chamado, transborda sabedoria. Quantas vezes viajei nas reflexões que ele propôs ao analisar personagens, ambientes ou durante um exercício? Dedé é um professor exigente, doce e dedicado. Nas aulas dele, no Tablado, constantemente éramos brindados com  convidados especiais: professores de canto, biodança, expressão corporal... e nossa turma se deliciava com aquelas aprendizagens que só eram possíveis graças ao ciclo de amizades do nosso mestre. Como ele é querido!

No último sábado pude vê-lo novamente no palco em "Colapso" no teatro Poeira, onde ele está muito bem acompanhado: Osmar Prado, Lena Brito,  Emanuelle Araújo e Ricardo Tozzi. Como trata-se de Dedé, além do espetáculo tivemos a chance de bater um papo com o diretor Hamilton Vaz Pereira que nos contou sobre a concepção do texto, nos anos 80 e se interessou pela nossa percepção sobre a peça.

A peça e o professor são altamente recomendáveis!

sábado, 3 de abril de 2010

Abuso sexual na escola

O caso da menina de seis anos que foi violentada sexualmente por 23 colegas de classe mostra que a  infância pode ser atroz e que a escola, como nenhum outro meio, não é necessariamente um lugar seguro. No País de Gales, onde ocorreu o fato, não se sabe o que fazer com os abusadores porque os acusados  são menores de 10 anos e há falta de provas.  A denúncia é de que a menina enfrentou abusos e intimidações por meses até que a mãe descobrisse, graças ao relato de outra mãe, cuja filha também teria sofrido abusos. Até que o inquérito seja concluído, o nome da instituição ficará em sigilo e nenhuma criança acusada foi expulsa da escola.  Mas a mãe da garotinha, vítima dos  abusos recorrentes, procurou outro local para a filha estudar em paz. Ao sair da escola, a mãe entrou com uma ação na justiça obrigando as autoridades educacionais a finalmente investigarem o caso.

Todos os dias crianças sofrem abusos sexuais: em casa, na escola, na igreja... Na maioria das vezes, quem abusa deixa marcas para sempre e é uma pessoa acima de qualquer suspeita. As vítimas choram por ajuda e nem sempre há quem possa socorre-las. Pais, irmãos, líderes religiosos, professores ou qualquer outro que lida com crianças e adolescentes devem estar atentos para qualquer sinalização que as crianças vítimas da abuso costumam trazer como: mudança de comportamento, tristeza, ausência, marcas no corpo...

Em alguns países, como nos Estados Unidos, os educadores são treinados para perceber e denunciar sinais de abuso. Antes de assumir o cargo de educador, os profissionais recebem orientações e são alertados de que se não perceberem ou não denunciarem serão co-responsabilizados nos inquéritos de abusos.

No Brasil, tão importante quanto à inclusão digital, é incluir a prevenção de atos abusivos na infância e na adolescência. Será porque isso não acontece? Será que os notebooks dão mais votos? Ou será que se levantarmos os tapetes, na alta classe política também encontraremos atrozes que não punem pelo medo de um dia serem punidos?