segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bio-Vídeos por Fernanda

Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.
Clarice Lispector

Minha querida aluna Fernanda é como Clarice, mesmo assim, conseguiu um tempinho e selecionou vídeos de biologia tão interessantes que resolvi compartilhar aqui esses vídeos e os comentários que ela elaborou:

Membrana plasmática:

Neste vídeo é possível enxergar a formação e a atuação da membrana plasmática, ele a compara com a cerca de um presídio, onde a membrana controla o transito de substancias que entram e saem da célula.
Difusão (simples e facilitada)

 Neste vídeo é possível entender que a difusão simples é o oposto da facilitada. Na difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração. Já na da se em sentido contrario ao gradiente de concentração.
Osmose

Neste vídeo concluímos que a água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
Bomba de sódio-potássio

Exo /Endocitose

Neste vídeo ele explica que endocitose é o processo pelo qual as células vivas ativamente absorvem material (moléculas, pedaços de detritos ou outras células) através da membrana celular. Já exocitose, é o oposto, é o processo pelo qual uma célula eucariótica viva liberta substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação da membrana celular, ou seja, sem ser por difusão.
Organização do Citoplasma

Este vídeo apresenta a organização do citoplasma onde apesar de sua diversidade, todas as células compartilham ao menos três características:apresentam membrana plasmática, contêm citoplasma e possuem material genético (DNA). Pode-se distinguir dois padrões básicos de organização celular: células procarióticas e celulas eucarioticas. As celulas procarioticas estão sempre presentes apenas em bacterias e em arqueas(arqueobacterias), enquanto as celulas eucarioticas constituem todos os outros grupos de seres vivos. Nas celulas eucarioticas, o citoplasma é entrecortado por uma rede de tubo e canais membranosos, onde ocorrem a produção e o transporte de diversas substancias celulares.O citoplasma das células procarioticas, por sua vez, tem organização relativamente mais simples.
Complexo Golgiense/Lisossomos

Neste vídeo ele explica sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável também pela formação dos lisossomos, que têm como função a degradação de partículas advindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.
Peroxissomos

Neste vídeo ele explica que de uma forma geral os peroxissomas participam na oxidação de substratos em presença de oxigénio molecular e, em seguida, realizam a decomposição do peróxido de hidrogénio proveniente daquelas oxidações.
Mitocôndrias
Este vídeo confirma que a mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira. Sendo energia química que pode ser, e é, usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia.
Cloroplastos
Este vídeo explica que o cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. 
Respiração Celular
Esse vídeo explica o que é o processo de Respiração celular, que nada mais é do que a conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usada nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação) e Respiração Aeróbia (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigénio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocondria e o cloroplasto.
Fermentação
Além de explicar o processo acima, explica também que a fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo, chamados nestes casos de fermentos.
Fotossintese

Esse vídeo explica simplificadamente o processo da fotossíntese que nada mais é um processo de produção de alimento para os produtores e de transformação de CO2 em O2.

Nenhum comentário: