segunda-feira, 22 de março de 2010

Origem do Sistema Solar


Os cientistas comprovam que o Sol é uma das inúmeras estrelas que constituem a Via Láctea e calcularam que o Sol surgiu a aproximadamente cinco bilhões de anos através da redução de uma nuvem de poeira, plasma e hidrogênio, conhecida como nebulosa que se parece mais ou menos com esta imagem:

À medida que a massa central da nebulosa crescia, aumentava sua força gravitacional, consequentemente atraia mais partículas e gases, que depois de um longo espaço de tempo atingiu uma temperatura tão alta que deu início a uma reação de fusão nuclear. Veja abaixo como o “nascimento” do Sol ocorre neste vídeo super bacana:




Origem dos Planetas

Os restos da nebulosa que não faziam parte do sol continuaram a perambular pelo espaço em volta dele. Depois de um bom tempo ocorreram vários pontos de condensação originando os fenômenos que compõe o sistema solar ilustrado na imagem ao lado:

Existem hipóteses feitas pelos cientistas de que possam existir outros sistemas planetários semelhante ao nosso devido à imensa quantidade de galáxias espalhadas pelo universo. Observe o vídeo abaixo, que mostra a hipótese da existência de outros sistemas planetários.



Formação da Terra

Durante a formação do planeta Terra, seu interior sofreu uma grande pressão, formado por um aglomerado de rochas, poeira e gases que deixou seu interior tão quente que seus materiais internos derreteram virando lava, causando erupções do interior para a superfície. Não havia nenhum sinal de vida humana, até porque nenhum de nós conseguiria viver sob as condições climáticas da Terra nos seus 700 milhões de aninhos.

Acredite ou não, a Terra hoje é bem mais ‘relax’ do que ela costumava ser a alguns milhões de anos atrás. Diante de todas as mudanças de clima, vida, estrutura que a terra sofreu podemos dizer que ela hoje apesar de todos os maus tratos causados pelos homens está bem mais tranqüila. E quanto ao ditado: “se a emissão de C0² não diminuir o planeta vai acabar”, isso é um mito. Pois para nós seres humanos a vivencia no planeta se tornará impossível, mas o planeta não irá sumir ou acabar. Ele levará milhões de anos para se ajeitar de novo, como sempre fez. Mas nós SIM iremos acabar.

Texto dos queridos alunos Yan, Bianca e Fernanda, da turma 1001.

Nenhum comentário: