quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval na Lapa

Não é fácil escrever no Carnaval e muito menos sobre o Carnaval, mas os últimos dias tem sido tão saborosos que resolvi contar aqui um pouco do que vi pela Lapa nesses dias de folia. Eu e meu marido resolvemos que não iríamos viajar para curtir um pouco o bairro onde escolhemos para viver. Nas ruas, encontramos blocos de todos os tamanhos e tipos. Desde o rico Carioca da Gema com seu poderoso trio elétrico e muitos músicos talentosos se revezando para revivermos com qualidade os sucessos de Noel Rosa, até o "Sem Noção" com as caixas puxadas por um carro velho, passando pela Banda dos Inválidos, os Boêmios da Lapa, os Embaixadores da Folia e tantos outros. Diferenças estruturais a parte, o carnaval de rua atrai um público alegre com fantasias coloridíssimas, engraçadas ou lindas. A maioria das mulheres traziam no cabelo flores exuberantes e alguns homens também. Figuras urbanas traduziam o humor típico dos cariocas, como um sujeito travestido de mulher que tentava organizar o trânsito dos pedestres carregando uma placa que dizia "barangas pela direita" e do outro lado da placa "mocréias pela esquerda". Além das performances dos transeuntes, assistimos o show do Chororô no palco montado nos Arcos: um espetáculo de chorinho prá ninguém botar defeito. Parece que nesse palco também teve show de samba, mas não tivemos pique para tanto.

Para a minha filha de quatro anos, as pessoas que desfilavam nos blocos eram no mínimo incríveis. Ela encantou e se deixou encantar com as mulheres maravilhas e super-homens que encontrava - conversava com eles e com as vacas, bois, ratos, elefantes e demais pessoas-bichos que dançavam ao som das músicas carnavalescas.

A Lapa é mesmo incrível, mas poderia ser melhor não fosse o cheiro de ralo dos muitos lugares que acumulam lixo e esgoto; os buracos das ruas que as pessoas precisavam se desviar enquanto seguiam os blocos e pelos trombadinhas que roubavam na maior cara dura: minha irmã foi assaltada na porta do meu condomínio! KD a prefeitura? Se a arrecadação aumentou com o turismo promovido pelo carnaval, espero que sobrem recursos para sanear o bairro e melhorar os asfaltos. Se a secretaria de urbanismo ficar nessa de choque de ordem e deixar que os moradores e turistas levarem essa imagem podre do nosso bairro, nos próximos carnavais teremos que ensaiar uma marchinha especial para eles:

me dá, me dá, me dá: me dá o dinheiro aí

Afinal, o nosso dinheiro não é adubo para os cofres públicos.
Posted by Picasa

Um comentário:

Denise (mãe da Maria Fernanda e da Alice) disse...

o meu primeiro carnaval como moradora da Lapa tb foi especial. Só não foi mais intenso por conta do calor insuportável, incompatível com minha barriguinha de 6 meses de gestação, mas ainda sim deu pra dar umas voltas por aí e curtir o bom humor, a descontração e a alegria dos foliões cariocas! bjs procês