sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Reconstrução do homem




Sempre me emociono ao assistir Extreme Makeover: Reconstruçao Total, um programa de TV da People and art em que casas são reformadas de uma forma radical: os programas me fazem lembrar de um monte de gente, principalmente da minha doce mãe. Além de amar as propostas de decoração que o programa apresenta, tudo bem, as vezes eles exageram, viajo nas histórias contadas, tá certo, eles também pesam a mão ao retratar a dor dos sortudos que participam do programa. Em todos os episódios, aparecem pessoas que experimentaram uma verdadeira demolição na sua história de vida, como a perda de alguém, o nascimento inesperado de gêmeos múltiplos ou sérios problemas de saúde. Como recompensa, esses sofredores assistirão pela TV, enquanto descansam em um spa, a demolição de suas casas e o envolvimento de um exército de pessoas, inclusive sua comunidade, na reconstrução de uma casa, transformando o velho e acabado em um espaço que é o sonho de qualquer americano. Não é a toa que o programa faturou aquele que é considerado o Oscar do mercado televisivo: o Prêmio Emmy de melhor reality show. Ty Pennington é quem lidera uma equipe de designers e seu programa está na lista dos mais assistidos da televisão norte-americana.

Bom seria se existisse um “Extreme Makeover: Reconstruçao Total” para nos remodelar por dentro, de uma forma radical, promovendo até a demolição de estruturas que tanto nos apegamos, mas que passou da hora de ser substituídas. Já pensou a alegria que iríamos promover se nos reconstruíssemos? Eu não estou falando de mudanças no visual, porque isso já existe: reality que promovem a troca do guarda-roupa velho por roupas novas não dão conta das mudanças profundas. Se existisse esse tipo de reconstrução, eu me indicaria por achar que minha família, meus amigos e eu merecemos ganhar este presente: uma pessoa com forças renovadas para se dedicar às coisas importantes, livre de amarguras e com tudo novinho por dentro.

Mas se no “Extreme Makeover: Reconstruçao Total” quem promove a transformação  da vida das pessoas são os designers, quem promoveria a reconstrução interior? Quem poderá nos reconstruir internamente?

Nenhum comentário: