domingo, 3 de janeiro de 2010

As diferenças que nos unem e nos separam


Na Natureza, diversidade é sinônimo de riqueza. Se aprendêssemos essa lição não aceitaríamos o diferente e sim, adoraríamos estar com o diferente! Mas é assim que acontece? Quantos casais se separam pela incapacidade de administrar as diferenças e quantas crianças ficaram esquecidas enquanto as mágoas foram incansavelmente ruminadas? Sem falar nos amigos que deixamos de fazer na escola ou na vida porque eram diferentes de nós ou nos funcionários perderam a chance de contratação ou foram demitidos por não estarem no perfil da empresa.


As diferenças, se somadas, poderiam nos trazer novas nuances. Respeitar a diferença significa declarar: eu gosto do seu jeito de ser, ainda que eu não dê conta de ser como "tu" - eu adoro esse jeito de chamar a segunda pessoa. Em contrapartida, o outro se sente gente, ou melhor: considerado. O oposto disso é o divórcio, porque quando nos casamos, casamos com a diferença. Sendo assim, casar é enriquecer, na medida em que essa união permite somar forças, sonhos, crenças, expectativas e... Quanto mais diferença melhor! Teoricamente.


Hoje é o dia do meu aniversário de casamento. Só posso desejar para essa relação, que ainda é uma criança, que as diferenças sejam cultivadas e respeitadas. Porque ser diferente é o máximo!

Nenhum comentário: