quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Inca precisa de doadores de sangue. População poderá ajudar pacientes do Instituto nos dias que antecedem o Natal e Ano Novo

esse texto não é meu e não conheço a fonte. Mas pela urgência estou partilhando aqui:

Sabemos que  o Instituto Nacional de Câncer (INCA) necessita de doações de sangue, mas a situação é agravada com as festas de fim de ano. A instituição depende da solidariedade da população e faz um apelo para que todos que possam, compareçam ao Inca e ajudem os pacientes em tratamento oncológico. A iniciativa tem como objetivo manter abastecido o estoque de sangue e hemoderivados, já que o serviço de Hemoterapia do Inca, necessita de cerca de 80 doações por dia, tendo em vista que as bolsas são destinadas aos pacientes das cinco unidades da instituição.
O banco de sangue do INCA necessita estar sempre abastecido, porque todos os doentes que estão em tratamento quimioterápico ou radioterápico, os que receberam transplantes de medula óssea ou sofreram intervenções cirúrgicas, precisam de transfusões regulares.
A chefe do serviço de Hemoterapia do INCA, Iara Motta, explica que nos períodos de feriados e festas há uma tendência natural da queda nas doações, motivo que leva o Instituto a contar com a ajuda de todos. “Recorremos à solidariedade da população, neste fim de ano, solicitando aos que tiverem boa vontade, que compareçam ao nosso Serviço para realizar a doação e, desse modo, ajudar nossos pacientes”, completa Motta.
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Além disso, estará aberto aos doadores nos próximos dias 24 e 31 de dezembro e no mesmo horário. O Inca fica na Praça Cruz Vermelha, nº 23, 2º andar. Os telefones são 2506-6021 e 2506-6580.
Em média, 1,3 mil pacientes, são atendidos mensalmente, nas cinco unidades assistenciais do INCA no Rio, onde são realizadas, aproximadamente, 700 cirurgias.

Doar sangue é seguro
Qualquer um pode doar sangue: basta estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50kg. Quem for doar, não precisa estar em jejum, mas é necessário evitar a ingestão de alimentos rico em gorduras até 4 horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses. Mais informações


Orientações para doadores de sangue 
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Cirurgias e prazos de impedimentos 
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade

- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária
Intervalos para doação 
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)


Doe sangue com responsabilidade 
Você sabe o que é
janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.

No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para AIDS. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.
Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 ou pelos Centros de Testagem Anônima.
Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Hemoterapia do INCA pelo telefone
2506-6021 / 2506-6580 / 2506-6064.

Dúvidas mais freqüentes

Local e horário para doação:
Hospital do Câncer I (Unidade Hospitalar do INCA)
Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar - Centro - Rio de Janeiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30
sábado das 8h às 12h
Para doação de plaquetas é necessário agendar pelo telefone (21) 2506-6064

Nenhum comentário: