terça-feira, 24 de novembro de 2009

Preparação do elenco para atingir a audiência



Eu já falei aqui sobre o curso "Produção de DVD Book" e hoje quero contar para vocês um pouco do que aprendi com Alexandre Klemperer na primeira aula desse curso que está acontecendo no IAB, na Barra da Tijuca. 
Alexandre, como um educador dedicado, preparou uma apresentação riquíssima para nos apresentar aspectos típicos da linguagem televisiva. Para introduzir o tema ele destacou a importância da audiência para quem faz televisão: o programa pode estar muito bem produzido, mas se não der audiência, cai todo mundo: técnicos, atores, diretores... A primeira imagem que ele nos mostrou trazia uma rampa onde de um lado várias pessoas assistiam a cena que acontecia do outro lado da rampa. Mas embaixo dos que estavam fazendo a cena, havia um abismo. Se o público descesse da rampa, adeus! Por isso, ele garante, o trabalho é árduo: 10% inspiração e 90% transpiração. 


Klemperer nos contou que, desde que trabalhou em Malhação, 4 anos atrás, planeja um curso que pudesse preparar os atores para lidar com o ritmo alucinante de filmagem - uma novela da Globo, por exemplo, pode ter mais de 300 profissionais envolvidos.  O curso dele visa preparar o ator para lidar com os jargões que os diretores costumam usar. Por isso, Alexandre foi cuidadosamente didático: explicando termos e técnicas da natureza televisiva, como por exemplo, o uso de quatro câmeras dentro de um set de gravação, tipos de microfone e cuidados para usá-los, inadequações de figurino: como listras finas que promovem o efeito moiré.... Com Alexandre, aprendi que tão importante quanto decorar um texto é aprender a se posicionar no ambiente de filmagem, principalmente quando se está em evidência, numa área nobre do estúdio. Favorecer os closes, por exemplo, poupa tempo dos técnicos e diretores que trabalham duro e não têm tempo a perder. Aliás, parece que os profissionais de TV também estão sem tempo para errar, por isso precisam estudar e se concentrar: quanto maior a necessidade de repetir a cena, menor a chance de nova atuação. Alexandre trouxe fotos e esquemas para apresentar  o estúdio: não apenas o local onde o ator costuma ficar, mas também o switcher - espaço reservado para os diretores e editores. Diferenciou os tipos de enquadramentos mais comuns e aproveitou para expor técnicas especiais como o Skin Detail, que permite corrigir pequenos detalhes como acnes e rugas nas imagens digitalizadas.  

Além de discutir assuntos como o uso de um único eixo da câmera para não confundir o espectador ou o uso da grua e do trilho para conferir profundidade de campo; vimos o documentário que Alexandre dirigiu sobre os bastidores das novelas da Rede Globo e recebemos uma lista de livros para o aprofundamento na linguagem da TV. Posso garantir que valeu o investimento! 


Um comentário:

dias de Hamiltinho disse...

O que você coloca aqui Sil , são sábias palavras de quem entende completamente de Tv , acho que nós como atores , ou pelo menos aqueles que pensam em seguir carreira deveriam correr atrás de cursos como esse , aprendermos para não passarmos vexame na frente de diretores e assim facilitar a nossa vida . Adorei a postagem