quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Siga seu sonhos! Só assim eles se realizam

 por Luis Santos


Até onde falta de dinheiro e recursos são motivos ou desculpas para não realizarmos projetos que sonhamos?

Diariamente recebemos notícias heróicas de pessoas que conseguem realizar feitos extraordinários com pouco ou nenhum dinheiro. E muitas vezes admiramos imediatamente estas pessoas, elevando-as mentalmente à condição de heróis. E pensamos porque nós mesmos não somos estes heróis. O que nos falta para dar o passo inicial?

Dois destes casos me chamaram à atenção recentemente. No primeiro o japonês Keiichi Iwasaki resolveu conhecer seu país de uma forma ao mesmo tempo simples e complicada: de bicicleta! Saiu de casa com menos de três reais, aos 28 anos, em 2001.



A viagem correu tão bem que resolveu estender sua viagem. Hoje, aos 37 anos, pode ser orgulhar de conhecer tantos países quantos anos de vida.

Seu projeto continua. Sua idéia agora é chegar à África. E depois ao Rio de Janeiro.


No segundo caso temos a brasileira Fernanda Pires, residente em Michigan, EUA.



Contando apenas com o dinheiro da passagem, e com equipamento emprestado, realizou o documentário "Unbreakable Chain", que retrata a dura realidade de um país devastado pela AIDS. Em Uganda, na África subsaarina, estima-se de 10% da população é soropositiva, taxa que dobra nas regiões rurais.

A AIDS é uma doença trágica na economia de uma nação. Atinge priomordialmente a faixa etária mais produtiva do país, compremetendo a economia, e portanto prejudicando à todos.

Um caso exemplar, retrato por Fernanda, é de Teresa. Aos 70 anos cuida sozinha dos 10 netos. Os cinco filhos, mortos pela AIDS, repousam enterrados no próprio quintal.

Leia uma entrevista com Fernanda aqui.


Até onde falta tempo tempo ou dinheiro para você realizar seus sonhos? Ou o problema é outro?  Nunca é tarde demais.


Cine & Foto - Submarino.com.br

Nenhum comentário: