segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Intimidade com o Set de Gravação

Ontem assisti uma palestra com Alexandre Klemperer, ex-assistente de direção da novela Caminho das Índias. Ele nos contou que tem observado os atores nos sets de filmagem, principalmente aqueles que entram para fazer uma participação e que, mesmo que sejam bons atores, não têm intimidade com os  termos técnicos e com a ocupação espacial típicos de televisão.

Segundo Klemperer, quando a participação de um ator ou uma atriz trava o intenso rítmo de trabalho no set de gravação, eles acabam perdendo a chance de novas participações. Daí a necessidade de que tais profissionais recebam orientações específicas para essa atuação que, somada ao histórico de vida e de formação do ator e da atriz, permitirá que eles transitem pelos conceitos e termos específicos da TV, sem se confundir ou cometer gafes.

Ele lembrou que nem todos os diretores usam termos técnicos e brincou com o fato de alguns diretores usarem gestos e expressões que também deixam os atores perdidos em cena.

Para que o elenco tenha a oportunidade de conhecer a dinâmica da atuação para TV ele e o Instituto Artístico Brasileiro propõe um projeto "Produção de DVD Book" onde pretende trabalhar técnicas de interpretação para TV. Seu público alvo são atores e atrizes profissionais, com DRT.

Alexandre estudou na New York Film Academy, atuou como voluntário no Instituto Criar em São Paulo e é professor conferencista da USP.

As aula acontecerão no Hotel Barra Beach, às segundas feiras, das 17 às 22, começa no próximo dia 9.simularão um set de filmagem e servirão de ensaio para que nas últimas aulas os atores possam gravar um dvd book. Todos os alunos receberão um DVD Book personalizado, gravado em alta qualidade e um certificado de conclusão ao final do curso. Mas Alexandre garante que o vídeo book é apenas uma consequência, o mais importante é que o ator e a atriz saiam sabendo o que estão fazendo no set e que os diretores tenham menos trabalho com tais profissionais.

O curso acontecerá nas segundas feiras, das 17 às 22 e começa no próximo dia 9 no Hotel Barra Beach na Av. Sernambetiba, 1.120. O grupo terá no máximo 20 alunos. O valor do curso é 700 reais, mas é possível conseguir um desconto de 15% caso as inscrições sejam feitas até o dia 30 de outubro. 

Para a produção do DVD, Alexandre irá trabalhar com os modelos que costumam ser bem aceitos entre os produtores de elenco. Alexandre entrevistou alguns produtores de elenco e descobriu quais são as informações mais importantes para colocar na capa e na contra-capa e o que deve ser evitado como:
efeitos mirabolantes, músicas...  Ele garante que é preciso considerar que o tempo do produtor de elenco é precioso, por isso o mais importante é mostrar um trabalho profissional de impacto : um monólogo e um testemunho são elementos importantes. Ele aconselha a não usar fotos no início do vídeo e evitar cenas de teatro. Um bom menu de navegação também facilita a análise do produtor e o uso de diferentes gêneros possibilita apresentar a versatilidade do ator.




Mais informações sobre o curso: (21)3153.1910
institutoartisticobrasileiro@gmail.com


Nenhum comentário: