quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Expedição Gelada

ontem fui convidada para participar de uma exposição que da Escola Parque levou para o Planetário, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Fiquei encarregada de apresentar ao público a expedição Cape Farewell que levou nossos alunos Victor e Amanda  para o Ártico na companhia de artistas, cientistas e de estudantes de diversos países. Essa fascinante viagem, proposta pelo conselho Britânico, foi planejada para que os jovens pudessem ver de perto o impacto do aquecimento global, desenvolver pesquisas e partilhar os conhecimentos adquiridos com seus compartriotas.



O mapa acima mostra a trajetória que nossos alunos percorreram. Ele é um dos elementos da exposição que está no Planetário além das fotos e do documentário que os alunos produziram para mostrar parte do que eles aprenderam nessa aventura que durou 20 dias.

 O documentário destaca o trabalho que a equipe desenvolveu, coletando dados como temperatura, umidade, força do vento e análise do plâncton. Esse trabalho de filmagem que serviu como um diário de bordo, foi usado na matéria abaixo, produzida pelo Fantástico.



Os visitantes fizeram várias perguntas sobre a expedição mas uma das questões mais frequentes foi sobre o critério para a escolha dos alunos. Expliquei que quando a escola recebeu a proposta, vários alunos se interessaram, mas uma condição limitava o tamanho do grupo: o inglês dos candidatos deveria ser fluente. Em seguida, os interessados que dominavam o idioma se reuniram para pesquisar o tema e produzir um vídeo para que os organizadores escolhessem os dois participantes. A experiência foi enriquecedora para todos os alunos que se envolveram no projeto. A aprendizagem se deu durante a preparação para a viagem e na medida em que atuaram como colaboradores em terra, enviando para os viajantes dados do Brasil para serem comparados com as informações coletadas durante a viagem. É provável que a escolha de Victor e Amanda levou em consideração o engajamento dos alunos. Assim, pude falar para os estudantes de escolas públicas que nos visitavam que é preciso estar preparado quando uma oportunidade chega e que, nem sempre importa que sejamos brilhantes, mas o engajamento é um diferencial que pode mudar a nossa história.

2 comentários:

Luis Santos disse...

Amor, adorei a postagem. E adorei mais ainda a sua participação no projeto.

Muito importante também a dica subjetiva, que reflete fielmente o seu princípio de vida: corra atrás e se prepare para as oportunidades que ainda não vieram. Quando vierem você estará preparado.

Obrigado por me ensinar isso.

Te amo e te amarei para sempre.

Anônimo disse...

Esse projeto foi elaborado pelo conselho britanico, nao pelo consulado britanico como consta na postagem.