quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Do Blog para a TV aberta: um salto para o futuro

Ainda tenho muito o que contar sobre o encontro de autores de blogs científicos que aconteceu em Arraial do Cabo no último dia 25. Clique na foto abaixo para ver a galera:




Lacy Barca, autora do blog "Amiga Jane" compartilhou conosco os dados de suas investigações sobre o espaço da ciência na TV brasileira e apresentou um panorama dos programas de divulgação científica na rede aberta, que atualmente é composta por seis redes comerciais e uma pública. Ela lembrou que a TV a cabo atinge menos de dez por cento da população brasileira e que o espaço da ciência na programação da tv aberta é discretíssimo. Os programas de entretenimento, por exemplo, ocupam cerca de 500 h semanais, os de Religião 190 h/semanais, os de informação 124 h/s, mas aos programas de Ciência, tecnologia e meio ambiente são destinados apenas 8,5 horas semanais. Atenção: esse curto período semanal compreende ao total da programação das seis emissoras!



Fiquei impressionada quando ví os números que Lacy apresentou: a TV Brasil tem APENAS 7 horas semanais de ciência, a TV Glogo 1,5 h/s e as redes Band, Rede TV, CNT, SBT e Record não oferecem nenhum programa que possa ser considerado de divulgação científica! A missão das emissoras de TV aberta não deveria ser veicular informação, entretenimento e educação?

Lacy nos contou que quando fazia o doutorado, se debruçou sobre a ciência no telejornalismo. Nesse estudo, ela descobriu que até 2000, os telejornais destinavam, em média, 10% de espaço para as matérias ligadas à ciência. Essas matérias incluem pesquisas realizadas em outros países, em centros de pesquisa brasileiros e as campanhas de saúde.

Me fez lembrar de um trabalho que realizamos durante o mestrado avaliando a cobertura dos temas ligados à ciência nos jornais de grande circulação. Aprendi nessa análise que o espaço reservado para a ciência nos jornais impressos também é limitado e que esse espaço privilegia pesquisas vindas de outros países. Na época pensei que eu deveria continuar essa pesquisa com os meus alunos do ensino médio, porque concluí que é importante formar leitores críticos para artigos científicos. Mas até hoje não tive a chance de desenvolver tal projeto.

Me interesso muito em saber como a ciência aparece na mídia e que ciência é essa. Lacy nos contou que essas questões estão sendo levantadas na pesquisa do Museu da Vida.

Lacy nos fez lembrar de vários programas que enfocaram ciência na TV aberta brasileira como o Telecurso 2000, a Globo Ciência e outros ainda mais antigos como o Nossa Ciência e o Repórter Eco. Ela exibiu trechos de programas que retratam a ciência, como a telenovela A ciência em casa e um programa do O Globo Ciência que trata a divulgação científica.

Como exemplo de produção em canal à cabo, Lacy trouxe Ponto de Ebulição, um trecho onde Gabriel Pensador fala de clonagem. Ela alfinetou a velha estratégia de edição "Povo fala", que destaca falas absurdas, representando a idéia leiga em contraste com a opinião qualificada de um cientista. Para Lacy, a mensagem que fica é a ignorância do povo: vamos deixar quem entende do assunto dar o seu parecer.

Lacy também mostrou algumas peças de interprogramações ótimas, criadas para divulgar o Prêmio Jovem Cientista de 1999 e partiu da história de cientistas brasileiros, como Carlos Chagas.

Lacy explicou que, de outubro à final de dezembro existe uma grande demanda de comerciais, tomando o espaço das peças interprogramações usadas como campanhas sociais. Mas em outras épocas do ano, a TV recebe vídeos que ela recebe e divulga, muitas vezes assinando junto. A produção de tais programas depende da demanda. Tivemos a chance de ver as belíssimas campanhas da Ciência Hoje que usavam como slogan "Ciência é profissão, ciência vale a pena"; "Ciência é juventude e aventura: e "Ciência é a base do futuro". Pena que não encontrei tais imagens para inserir aqui para vocês assistirem também...

Pensando na política de exibição dos programas de ciência, Lacy explicou que na TV Brasil, por exemplo, alguns programas permanecem no ar por mais de 3 anos. É o caso do programa 100% Brasil. A nova programação dessa emissora inclui animações simples e interessantes. Lacy nos mostrou trechos de "Assim que funciona" e "Albert", que farão parte da programação infantil e do programa "Ciência nua e crua" uma proposta de divulgação científica para adultos.

Para falar do interesse da população pela ciência, Lacy citou o programa Globo Ciência, que mesmo indo ao ar às 6,5 da manhã, é visto por seis milhões de pessoas! Perguntada sobre o programa Globo Rural, ela explicou que não considera ser esse um programa científico, pela especificidade do público, embora reconheça que algumas questões científicas sejam tratadas nos programas afins.

Lacy lembrou que em diversos países, os departamentos de ciências dasTVs públicas tem abundância de recursos e conseguem produzir programas de grande sucesso de audiência.
Envolvidíssima na restauração de programas antigos, Lacy nos contou que essa atividade exige investimento para recuperar conteúdos que ainda estão em formatos antigos: os equipamentos que convertem mídias são caros e escassos.

Lacy insistiu no poder de sedução da ciência. Ela lembrou que os programas científicos também fazem sucesso em outros espaços como o "projeto ciência às seis e meia", um programa de auditório que está sendo relançado no Rio de Janeiro.

Lacy ressaltou que desde 02 de dezembro de 2007 a transmissão é digital e que o telespectador não está mais passivo na poltrona: a televisão está na mão de muitos espectadores o tempo todo. O aumento da oferta de produção de baixo custo, origina conteúdos inovadores que são inclusive transmitidos com exclusividade para celulares
Para ela isso é indício de um futuro promissor para quem produz conteúdo científico: como nós blogueiros da ciência! Lacy sugere que os blogueiros produzam mais audiovisuais e coloquem em seus blogs. Ela nos contou que as emissoras estão ávidas por profissionais que trabalham com sistemas que promovam a conexão da TV com a Internet. E se tem um profissional que sabe linkar é o blogueiro!

Cine & Foto - Submarino.com.br

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