quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Chagas na Rede

A internet oferece várias opções interessantes de textos sobre Carlos Chagas. No portal da Fiocruz, Museu da Vida, há um espaço privilegiado para esse cientista. Mas hoje selecionei alguns vídeos que mostram o vetor, apresenta o agente causador, apresenta cientista e discute ações preventivas. Vale conferir.

Em primeiro lugar, uma reportagem que apresenta espécies de barbeiros e alerta para a importância da limpeza para a prevenção da doença. Entretanto, o vídeo não explica a ligação que existe entre o lixo e o barbeiro: eliminar o lixo evita a formação de esconderijos para o vetor. O vídeo é institucional e mostra uma reunião dos cientistas na ocasião dos 100 anos da descoberta da doença, para discutir situação atual da doença e divulgar informações.

Uma das cientistas entrevistadas explica que Carlos Chagas entrou para a história por ter descoberto o vetor, o agente causador e o primeiro caso humano da doença. Estima-se que cerca de 300 mil pessoas estejam contaminadas e melhorar as moradias é fundamental para prevenir novos contagios.



O próximo vídeo, mostra imagens de casas de pau-a-pique onde os barbeiros, vetores da doença, escondem seus ovos. Nas imagens também aparecem barbeiros se escondendo no peridomicílio, como galinheiros, por exemplo. Um trecho interessante é quando uma pessoa é picada pelo barbeiro e se coça em seguida. Será que por amor à ciência, essa pessoa foi contaminada?

Nenhum comentário: