terça-feira, 14 de julho de 2009

Fatos e condições por trás da cena

Ontem, durante a aula de interpretação para TV e cinema com Walter Lima Jr. aprendi que é possível colorir as emoções para tornar a cena mais interessante. Ele usou uma pequena cena, onde um homem conversa com uma mulher, para exemplificar como a motivação muda todo o diálogo. Primeiro Walter nos sugeriu que decorássemos o texto identificando elementos para criar ações interiores. A cena X traz um casal que acaba de retornar de lua de mel. Eles estão apaixonadíssimos e o homem precisa voltar ao trabalho.

ELE: Bom dia.

ELA: Bom dia.

ELE: Como é que você está?

ELA: Ótima.

ELE: Eu sei que está.

ELA: O que é que você quer comer com o café?

ELE: Qualquer coisa.

ELA: Vou te preparar uns ovovs mexidos.

ELE: Que bom!

ELA: Você vai trabalhar de manhã?

ELE: Tenho que ir.

ELA: Ah!...

ELE: Você quer que eu fique em casa?

ELA: Você é que decide.

ELE: Não posso.

ELA: É como eu disse... é você quem decide.



Ao decorar o texto, tínhamos várias opções de motivações, além dessa primeira em que o casal está apaixonado. Na segunda opção, os personagens também são casados, mas o marido chegou às 4:30 da manhã, deixando claro que teve um romance noturno. O casal discutiu, brigou e ele acabou dormindo no sofá da sala. A cena acontece quando eles já estão de pé e ELE precisa sair para trabalhar.

Na terceira opção, o casal ficou sabendo que ELE tem uma doença terminal.

Na quarta opção, ELE está só em seu apartamento. ELA entra, ELE nunca a viu nem tem a menor idéia de quem seja.

Na quinta opção ELE está na cama com uma mulher. ELA, sua esposa, entra assim que a cena começa.

Na sexta e última opção ELE passou a noite no apartamento dela. Agora ELE não consegue encontrar a dentadura postiça e não quer que ela saiba que ELE usa dentes falsos.


A turma teve um tempo para saborear o texto e depois Walter convidou alguns casais para experimentar a cena. Foi interessante perceber como as cenas ganhavam novas nuances com as considerações que Walter fazia e com a mudança de motivações. Parecia outro texto. Essa experiência evidenciou ainda mais para mim que o modo de nos expressarmos - o tom de voz, as ações e os silêncios - é tão importante, ou até mais importante, do que o que falamos. Qual é a motivação que usaremos hoje quando estivermos em cena com as pessoas que amamos?

Nenhum comentário: