terça-feira, 7 de julho de 2009

Chagas em Copa (clique na imagem!)

Na próxima quinta, eu, meus colegas do Tablado e meus alunos do segundo ano, ensino médio e do Clube de Ciências, ensino fundamental II, da Escola Parque participaremos dessa importante ação pública, no posto 6 de Copacabana, para celebrar os 100 anos da descoberta da doença de Chagas.

O evento, que faz parte da programação de um seminário internacional promovido por várias entidades, inclusive a Fiocruz, visa sensibilizar a população sobre a importância de garantir o tratamento aos doentes, além de denunciar a exposição de 100 milhões de pessoas em risco de contaminação pelo Tripanossoma cruzi, um protozoário veiculado pelo barbeiro ou por transfusões sanguíneas.

Ao ouvirmos sobre esse evento e sobre as atividades públicas propostas, resolvemos levar os alunos do segundo ano, porque na Escola Parque estão sendo preparados dois trabalhos de monografia sobre Carlos Chagas. Por isso, vimos como uma oportunidade possibilitar que os alunos envolvidos nesse trabalho pudessem conversar com especialistas sobre a doença e sobre Carlos Chagas, além de experimentar uma ação pública realizada por cientistas. Esperamos que esse contato permita que os alunos conheçam de perto as medidas que estão sendo tomadas para a prevenção da doença e em prol do desenvolvimento e acesso à medicamentos.

Já os alunos do Clube de Ciências vão ter a oportunidade de aprender com os mais velhos durante o percurso e observar os cientistas dialogando com a população. Afinal, queremos que nossos alunos experimentem um trabalho de divulgação científica de grande importância: porque valoriza um pesquisador brasileiro e porque trata de uma doença que oferece grandes riscos à população brasileira.

Quando Maria Bethânia cantou "Sábado em Copacabana", não tinha idéia de que quinta-feira é um bom lugar, para encontrar, Copacabana.. Espero que vocês apareçam por lá!

Nenhum comentário: