terça-feira, 2 de junho de 2009

Síntese de Proteínas

A vida não é simples. Para que uma única proteína seja produzida - para formar, por exemplo a hemoglobina ou um anticorpo, um processo impressinante é disparado no núcleo das suas células. Elementos como DNA e enzimas se associam para formar uma fita de RNA que levará a mensagem aos ribossomos. Veja como esse processo é engenhoso:



No próximo vídeo, você mergulhará na membrana nuclear, penetrando em um de seus poros e dará de cara com um belo DNA abrindo suas hélices para modelar um novo RNA mensageiro. Garanto que será revelador quando o RNA mensageiro sair do núcleo para se ligar ao ribossomo. Finalmente você poderá entender como os transportadores se encaixam nos códons dos mensageiros com seus anti-códons para promover a formação dos polipeptídeos.No final, a única palavra que restará será: explêndido!

3 comentários:

Dylan Guimarães- 1002 disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZAfLpFq6ir4

c@r@ Silv@ni@,
apesar do meu vídeo ser um pouco extenso ele é muito bom, ele mostra o processo detalhada mente e ainda mostra seus produtos.

PH--Right beside Mars disse...

http://www.youtube.com/watch?v=GwsMYCUqVSE
Eu gostei desse vídeo porquê o autor vai explicando a síntese protéica através do audio e há uma representação com animação 3d de como seria essa síntese o quê nos facilita a entender ela.

Eduardo Monjardim disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZmkEPuYQE8k

Silvania,

Este vídeo é bastante resumido, e explica bem a matéria, embora ele seja narrado muito rapidamente.

Assisti a outros 3, na verdade um era apenas uma esquematização, e ainda estava em espanhol, por isso escolhe este filme