terça-feira, 9 de junho de 2009

Oh carteirinha suada!

Se você mora no Rio de Janeiro e está com a sua carteira de motorista vencida, prepare o espírito: você precisará de muita paciência. Isso porque, o Detran do Rio não demonstra o menor respeito com o trabalhador, exigindo que os cidadãos disponibilizem vários dias para uma ação que deveria ser muito menos burocrática.

Quando liguei para o Detran para marcar a minha prova, acreditava que essa tarefa seria realizada em um único dia. Triste ilusão! Após enfrentar duas filas diferentes, saí do Detran com duas tarefas: agendar a prova teórica e o exame médico: em dias e locais diferentes. O agendamento da prova foi fácil marcar mas impossível desmarcar em tempo hábil e como não consegui comparecer no dia agendado, tive que pagar novo DUDA: um novo castigo de quase 90 reais! Além do pagamento em dobro, o Detran exige que você esteja pessoalmente no Detran para desativar o Duda antigo e reativar o novo Duda. Só então é possível agendar uma nova data para a prova. Já o exame médico é ainda mais difícil. O Detran só disponibiliza uma clínica para cada cidadão, por isso, ficamos refém da boa vontade dos administradores das clínicas que não se empenham para oferecer opções de horários. Só consegui agendar na sexta tentativa!

Em suma, a renovação da carteira de habilitação exigiu que me deslocasse como uma barata tonta: Detran Presidente Vargas: cadastrar o duda e fotos, Detran Presidente Vargas: desativar o duda antigo e cadastrar novo duda, clínica: exame médico; Detran Santa Luzia: prova; Detran Presidente Vargas: buscar a carteira.

Quando vi no jornal de ontem uma manchete sobre a arrecadação com as multas, pensei nas cifras da arrecadação de taxas como o Duda. Se pelo menos esse dinheiro fosse usado para deixar as ruas do Rio menos esburacadas - começando pelo centro do Rio que é uma vergonha ou para melhorar o trânsito ou ainda, para trazer benfeitorias como ciclovias seguras e agradáveis...

Nenhum comentário: