domingo, 24 de maio de 2009

O pulo do gato para passar bem em Biologia


Estudar para o vestibular exige dedicação, suor e uma boa xícara de café ou outro estimulante. Costumo recomendar aos meus alunos que façam um plano de estudo, de acordo com o conteúdo das provas das universidades de excelência: afinal, é nelas que quero vê-los brilhando.

Passar no vestibular não é o sonho de todos e defendo que existem outros meios de o sujeito se realizar de maneira plena. Porém reconheço que a Universidade possibilita o aprofundamento do saber, favorece melhores condições salariais e convida à novos relacionamentos pessoais que valem o esforço.

Com um bom livro volume único em mãos, todos são capazes de dividir o conteúdo em um calendário, de acordo com o tempo disponível. Se o aluno começa a pensar na Universidade assim que entra no ensino médio, terá considerável vantagem sob os que deixam para se preparar na véspera da prova. Alguns temas são extensos e vão exigir várias semanas de estudo, enquanto outros podem ser vistos em uma tarde.

Para decifrar o código das provas de biologia, vale diversificar as estratégias de estudo: comece pelo texto do livro, se tiver sorte poderá encontrar um bom filme no YouTube e depois partir para os exercícios. Se ainda assim tiver dificuldades, sugiro estudar as respostas dos exercícios para apreender o modo de elaborar respostas com clareza e objetividade. No site professor.bio encontra questões divididas por assunto ou por instituições de ensino. Outra dica é gravar conteúdos mais difíceis para ouvir no seu aparelho de mp3. Fazer um esqueminha e colocar no caderninho de bolso para decorar enquanto estiver no ônibus ou na fila de banco também vale.

Cada um tem o seu modo de memorizar e deve recorrer às estratégias que ajudam nessa preparação.O importante é reconhecer que a Biologia não é fácil, mas é encantadora.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOA A DICA,VALEU!!