segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mitocondrias

A mitocôndria é uma das organelas mais curiosas do citoplasma e é encontrada em quase todas las células eucarióticas. Observadas ao microscópio, as mitocôndrias apresentam uma estrutura característica: forma alongada ou oval de vários microns de longitude e envolta por duas membranas, uma externa e outra interna, cheia de pregas.

As
mitocôndrias são os orgânulos produtores de energia

A célula precisa de energia para crescer e multiplicar-se, e as mitocôndrias produzem quase toda esta energia realizando as últimas etapas da descomposição das moléculas dos alimentos. Estas etapas finais consistem no consumo de oxigenio e a produção de dióxido de carbono, processo chamado
respiração, por sua similitude com a respiração pulmonar. Sem as mitocôndrias, os animales e fungos não seriam capazes de utilizar oxigênio para extrair toda la energia dos alimentos e manter seu crescimento e a capacidade de reproduzir-se. Os organismos clamados anaeróbios vivem em medios sem oxigênio, e todos eles não apresentam mitocôndrias.

A mitocôndria é a usina celular. Trata-se de organelas autorreplicantes, encontradas no citoplasma da célula eucariota rodeadas por duas membranas. Elas completam el processo de consumo da glicosa gerando (por quimiosmosis) a maior parte del ATP que necessita a célula para suas funções.
Nessa diminuta estrutura celular de dupla membrana ocorre os nutrientes são convertidos em composto rico em energia trifosfato de adenosina (ATP), que atua como combustivel celular. Por esta função se diz que as mitocôndrias são o motor da célula.
São encontradas nas células eucarióticas (células com o núcleo delimitado por membrana). O número de mitocôndrias de una célula depende da função desta. Células com maior demandas de energia, como as musculares, possuem um número maior de mitocôndrias que outras. Por sua aparência com as bacterias aeróbicas (que necessitam de oxigenio), os cientistas defendem que as mitocôndrias evoluiram a partir de uma relação simbiótica o de cooperación entre uma bactéria aeróbica e uma célula eucarióticas ancestral.


A membrana mitocondrial interna emite pregas para o interior para formar as chamadas cristas mitocondriais. Nessas regiões se encontram pequenos salientes pontos denominados partículas elementales. Entre as duas membranas mitocondriais há um espacio chamado câmara externa. Na cámara interna es un espacio limitado por la membrana por la membrana mitocondrial interna, encontramos um material denominado matriz mitocondrial. No interior das mitocondrias, localizadas estão as enzimas que promovem o ciclo de Krebs, e outras que participam das cadeias de transporte de elétrons e da fosforilação oxidativa. Mas esse é um assunto para outro momento....



Por hora, assistam os vídeos abaixo para saborear o assunto:



Um comentário:

Anônimo disse...

tem que atualizar os links, estão fora de ar. :(