quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dividir a conta?

Certo dia, observei em silêncio um grupo de amigos discutindo o pagamento de uma conta no bar. Da minha mesa, como quem assiste a um filme, percebi que apenas um dos casais de namorados não dividiu a conta. Eles pareciam deslocados, principalmente quando ouviram alguém dizendo em altos brados, como quem pede platéia: vocês mulheres, não exigem direitos iguais?

Não pude deixar de reparar que o homem que disse isso estava mal vestido e com a barba por fazer, enquanto sua acompanhante tinha as unhas e os cabelos impecáveis e estava muito bem vestida. Fiquei pensando: que direitos iguais são esses? Será que eles dividiram o salão de beleza e os custos da roupa dela?

Felizmente não vivi experiências constrangedoras como essa enquanto eu namorava. Lembro-me apenas de uma ocasião, quando no restaurante um moço que me convidou para sair me pediu uma "intera". Soou estranho para mim que estava bem acostumada com homens que me levavam a lugares especiais e pagavam a conta como se declarassem: você vale à pena. O moço da intera me perdeu, não por ser pobre, mas por não ser adepto ao trabalho: o que para mim é um defeito grave.

Não se trata de romantismo, embora esse elemento continue fundamental no namoro contemporâneo, mas de pensar que um encontro não começa quando a mulher entra no bar ou em outro espaço de encontro. Mulheres que se apresentam belas, costumam investir alto nos preparativos. Se você é homem, visite alguns salões e repare nos valores expostos e verá como a beleza custa caro. Felizmente, alguns homens passaram a frequentar salões e também ficam belos para a namorada - é possível que esses não peçam a "intera".

É claro que existem mulheres que ganham mais que os homens, mas quando se fala em gênero, o mercado de trabalho é ainda desigual. Ganhar bem menos que meu marido já me incomodou mais, até que encontramos uma estratégia interessante para burlar as diferenças salariais: 70% do que ganhamos é um dinheiro comum, que chamamos da casa. O restante é nosso dinheiro. Sabe de onde sai a grana do salão de beleza - que chamamos carinhosamente "vale-salão"? Do dinheiro da casa. Afinal, a minha apresentação é algo para toda a família desfrutar.

Nenhum comentário: