sábado, 28 de fevereiro de 2009

Literatura Verde e Amarela para os Miúdos

Recentemente uma grande amiga, minha sogra, pediu sugestões de livros infantis brasileiros para enviar aos seus sobrinhos netos que moram na Austrália. Seguem algumas sugestões de títulos, devidamente testados e aprovados pela Luisa:

No Imenso Mar Azul é a história de um peixinho que se encontra com um menino que sabe das coisas. Ana Maria Machado e Claudius encantam com um texto e traços simplesmente ricos.



Em Linguado Linguarudo, de Paulo Debs, um peixinho adora falar mal dos amigos, até que um dia... não se procupem, não vou estragar a surpresa. Mas garanto que as crianças aprendem que é bem melhor viver com simpatia.




Outra lição divertida é: A criança mais importante do mundo de Renata Pettengill, deliciosamente ilustrado por Mariana Massarani. O livro é uma declaração de carinho. Quando levei esse livro para as crianças da creche, pude perceber o quanto as crianças precisam acreditar que elas são mesmo importantes. Espero que elas nunca se esqueçam disso!



Outro livro que encanta os pequenos são os da coleção "Os Pingos" do casal Mary e Eliardo França. No "Buá... Buá... O que será" os pingos tentam alegrar uma lagarta simpática.



É isso. Acho que esses títulos podem ser um bom começo para introduzir os pequenos nesse incrível universo da literatura brasileira.

Nenhum comentário: