sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Chega de Crianças Desaparecidas


Dói na alma pensar nas 40 mil crianças e adolescentes que desaparecem a cada ano no Brasil. Ao imaginar a experiência de abandono dessas crianças e a dor da ausência que atormenta essas famílias, vejo minha filha recebendo abraços e ouvindo muitas vezes "Eu te amo" dos pais, avós, tios, primos... como sobreviveríamos sem abraçá-la?
Voltanto à estatística, estima-se que 50% das crianças desaparecidas sofreram maus tratos - porque somos tão omissos com essa questão que continua recorrente na nossa sociedade? Sabe-se também que 15% das crianças que somem sem motivo aparente, não deixam vestígios e jamais voltam ao lar! Se esses números nos indignam, não deveríamos fazer algo? Ou a nossa indignação será como canta a banda Skank "uma mosca sem asas, não ultrapassa as janelas de nossas casas"?
A internet tem sido o canal de divulgação e desabafo para as famílias que enfrentam esse drama. Ainda bem que esse recurso existe, porque o poder público brasileiro até hoje não desenvolveu um cadastro único para as crianças desaparecida!!! Por falar nisso, você pode ajudar enviando um e-mail AGORA para os políticos que elegeu, exigindo que esse cadastro seja criado e junto com ele, um eficiente programa de comunicação.
Enquanto eles continuam sem agir, nós podemos, por exemplo, sugerir às escolas que mantenham no local mais visitado, um monitor exibindo fotografias ampliadas de crianças desaparecidas. Os alunos podem ajudar preparando as apresentações, ao mesmo tempo em que são orientados em como evitar sequestros. A constante atualização das informações podem ser alimentadas através das muitas comunidades do orkut que reúne forças através da Rede.
Os programas infantis deveriam desenvolver estratégias para tratar o assunto com as crianças e outros programas poderiam homenagear pessoas que ajudaram a localizar crianças desaparecidas, para que tal solidariedade se tornasse uma espécie de objeto de desejo.
Por falar em veículo de comunicação, o que os nossos estão esperando para adotar o Alerta Amber*, que consiste na divulgação de fotografias e informações assim que é feito o registro do desaparecimento de uma criança americana?

*Inspirado no caso da menininha Amber Hagerman que desapareceu aos 9 aos e foi encontrada degolada em um rio.

Um comentário:

Zan disse...

...esta é uma das minhas maiores preoculpação no momento, e com isso mantemos o nosso maior tesouro "preso", sem a liberdade de poder brincar nem na porta de nossas casas, "até Quando?!?!?!?!?..."