terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os casais e a galinha de Quiroga

Como gosto muito de contos, amei ganhar de amigo oculto o livro "Os melhores livros da América Latina". Um dos contos de Horácio Quiroga incluído nessa coletânea é o "A Galinha Degolada", você já leu? Se não, sugiro que leia. Ele narra a história do casal Mazzini-Ferraz e seus cinco filhos. Os quatro primeiros nasceram normais, mas nos primeiros anos de vida se tornaram retardados (não se preocupe agora com o fato de ser ou não esse um termo politicamente correto). Cada filho representa o desejo de acertar daquele casal. Cada tentativa frustrada traz a amargura típica dos casais que insistem, inutilmente, naquilo que não pode ser - como a união deles, por exemplo.

A quinta filha do casal nasce normal e nela é depositada todo potencial de amor do casal que havia sido incapaz de distribuir aos demais filhos qualquer tipo de afeto. Quiroga não descreve tão detalhadamente essa filha, mas revela que a complacência dos pais "levava a pequena aos mais extremos limites do mimo e da má criação". Mas os quatro primeiros filhos são descritos com maestria - posso vê-los babando no banco do pátio, com suas roupas sujas e descabelados.

Para o casal, seus quatro primeiros filhos não passavam de meras bestas. Para ambos os genitores, a responsabilidade pela herança dos "quatro monstros" era sempre do outro. Como fazem os casais: quando tudo dá certo, cada um quer para si a glória, mas quando algo distoa do planejado, a culpa é sempre do outro. Na história, as crianças débeis cresceram observando tudo inclusive uma galinha sendo dessangranda lentamente para se conservar o frescor da carne. Mordendo a língua e mugindo, eles pediam o cuidado e o amor negados. Mas não lhes deram atenção. O resto, só lendo...

Nenhum comentário: