sábado, 24 de janeiro de 2009

A beleza das Meninas e seus preciosos orifícios

Hoje o Brasil chorou a morte da modelo que teve as mãos e os pés amputados após uma infecção urinária. Ao longo da semana, enquanto a jovem lutava pela vida, foi comovente ver as pessoas se mobilizando para doar sangue, mas confesso que fiquei perguntando se haveria tamanha comoção se a vítima fosse uma de nossas desdentadas.

A causa da morte ainda será investigada, mas suspeita-se de uma bactéria - Pseudomonas aeroginosa comum em nosso trato intestinal. Se ela é comum, porque teria causado tanto estrago? O problema é quando essa bac "resolve" ocupar lugares diferentes como a bexiga e/ou os rins. E como ela vai parar no lugar errado? Na hora de limpar o cocô, principalmente as meninas que têm tudo muito juntinho, transportam as fezes que estavam no ânus para as regiões da frente, conduzindo gentilmente as bacs para o canal urinário. Aí as pequenas bacs, que em breve serão notáveis, sobem para a bexiga e lá se multiplicam rapidamente. Na bexiga, as bacs causam uma doença muito comum, a cistite, que é percebida pela dor, mal cheiro, ardência e/ou sangramento ao urinar. Mas se os microrganismos escalarem os canais que levam aos rins, poderão fazer um estrago ainda maior.

Tudo isso pode ser provocado por um simples gesto na hora de limpar o cocô? Pode parecer pouco, mas o movimento de trás para frente pode contaminar toda a região, inclusive o sistema reprodutor. O pior é que as nossas meninas, mesmo as fãs do funk proibidão, conhecem muito pouco seus corpos. Qual das minhas leitoras, têm como hábito examinar suas partes íntimas e estimular suas filhas a fazerem o mesmo? Um pequeno espelho e uma mãe sábia podem prevenir doenças graves. Com ele, a mãe apresenta para a filha os três orifícios: uretra, vagina e ânus e explica a função de cada um, mostrando que as bacs que estão no cocô não podem chegar nos outros dois orifícios e orientando para que a filha evite, a todo custo, o uso do papel higiênico, ressaltando que se esse recurso for inevitável, o movimento deve ser sempre do ânus para trás.

Se você dominar e disseminar essa técnica simples pode prevenir as chamadas cistites de repetição e trazer muito mais qualidade de vida às pessoas que você quer bem.

Nenhum comentário: