quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Desvendando o Genoma

Assista o vídeo abaixo e responda as questões:



1. Logo no início do filme, o Projeto Genoma é apresentado como uma exploração. O que essa afirmação quer dizer - no contexto do filme e na sua opinião?

2. Observe e descreva, resumidamente, as características dos cromossomas.

3. Relacione esses dois termos: DNA e cromossomos.

4. O vídeo fala de nucleotídeos. Veja essa parte cuidadosamente e explique: o que são, onde se localizam e de que são formadas essas estruturas? Se necessário, ilustre a sua resposta.

5. O vídeo fala das bases nitrogenadas localizadas no DNA e de como elas se emparelham. Essa parte teve algum significado para você? Caso a resposta seja não, pesquise, explore essa questão em outros sites e descubra sozinho a constituição básica do DNA.

6. Agora você poderá apropriar-se dos termos usados nas questões anteriores para explicar o que são genes. Capriche!

7. Aproveite o embalo e explique o papel dos genes na produção de proteínas.

8. Quais são os exemplos de proteínas citados no vídeo? Você conhece outros tipos? Se sim, quais? Se não, deixe de preguiça, investigue!

9. De acordo com o vídeo, qual é o objetivo do projeto Genoma? Você acha que esse objetivo é possível? Trate essa questão em dois parágrafos: o primeiro apresentando os objetivos do projeto e o segundo problematizando esses objetivos. Lembre-se: é possível consultar diferentes fontes antes de dar a sua opinião.

10. Finalmente, assista outros vídeos sobre o tema e eleja o melhor, justificando o seu parecer.

P.S. Caso você seja meu aluno, suas respostas deverão ser enviadas na sessão comentários, com nome e turma. Sugiro que imprima e guarde suas respostas, na pasta personalizada, para uma eventual conferência.

Nenhum comentário: