sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Presentes que já estão presentes na casa da gente

como vocês devem ter visto, coloquei um quadro aqui no blog com a contagem regressiva para o Natal, sugerindo a vocês que surpreendessem as pessoas que amassem. Assim, certamente essa mensagem deveria valer para mim também, mas eu não poderia "comprar" porque estava no meio do caos de mudança e eu havia combinado com o Luis de não encarar shoppings e trazer ainda mais coisas para casa: quando mudamos é que temos a noção de como temos coisas e que um montão delas são absolutamete desnecessárias...

Então resolvi aproveitar para fazer uma limpa. Descobri no meu guarda-roupa uma série de coisas que eram a cara das minhas irmãs ou da minha mãe, dos meus sobrinhos, das minhas amigas e que, talvez por isso, eu usava muito pouco. Haviam roupas minhas e do Luis que já não serviam, mas que teimávamos guardar para quem sabe... Algumas dessas coisas eram tão novinhas que foram empacotadas como presente de Natal e farão muita gente feliz lá em Belô! Achei coisas fofas da minha filhota que eu resolvi guardar para o segundo filho - será que ele vem? Na dúvida, resolvi mandar tudo para um queridíssimo inspetor da minha escola que teve gêmeos: como filhos são bênçãos, ele é mesmo abençoado! Por falar em bênção, a Luisa tem tanta coisa que eu vou levar um saco enorme de coisas dela para o Instituto Fazer e outro saco tão grande quanto para vender no bazar Maria Chiquinha. Também descobri vários livros de biologia em duplicata: e olha que as editoras andam amarradinhas... Esses separei para uma amiga que está começando a trilha do magistério e ávida por estudar. Além de tudo isso, ainda consegui separar caixas enormes de fitas VHS para o meu sogro - não é presente de grego porque ele compra isso até hoje!

Estou exausta, mas descobri que nessas horas o melhor é não fugir e botar a mão na massa todas as vezes que chega a hora de reciclar coisas. Nesse exercício aprendi que é possível presentear as pessoas que amamos com coisas que estão bem debaixo do nosso nariz - ou escondido em um canto da casa - sem gastar nada e ainda abrindo espaço para os presentes que a vida nos oferece: como ter uma casa clean, por exemplo!

Nenhum comentário: