quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Você sabe o que a placenta e os parasitas têm em comum?

Quanto maior o tempo e a dedicação nos estudos da biologia, mais fascinantes são as descobertas. Divido com vocês o tesouro do dia. Sabemos que a placenta é o elo entre a mulher e o feto que fornece ao filhote os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento, mas o que eu não sabia é que ela age como um parasita para evitar ataques do sistema imunológico da mãe!

A equipe da Universidade de Reading descobriu recentemente que a placenta tem um mecanismo de dissimulação muito semelhante ao usado por lombrigas parasitas para se proteger dos ataques do sistema imunológico do indivíduo que o hospeda. Tanto a placenta como o feto têm uma composição genética diferente da mãe, por isso, eles deveriam ser vulneráveis a um ataque do sistema imunológico materno. Mas a placenta secreta uma proteína chamada neuroquinina (NKB) que contém uma molécula especial: a fosfocolina. Ela é usada por nematóides, vermes que vivem no solo e na água causando doenças, para desarmar o sistema de defesa do seu hospedeiro.

Os cientistas esperam que a descoberta ajude a explicar por que algumas mulheres sofrem abortos recorrentes e condições que oferecem grande risco na gestação como a pré-eclampsia. A idéia é aprender a imitar o método adotado naturalmente pela placenta para evitar a rejeição pelo sistema imunológico. Esse passo pode levar a avanços no tratamento de outras doenças, como a artrite.

Assim, a placenta tem ensinado aos pesquisadores a estratégia de tornar as células invisíveis ao sistema imunológico. Esses cabeçudos podem descobrir o pulo do gato para a cura de uma série de doenças. Vamos torcer!

Fonte: www.bbc.co.uk - 13.11.07






Nenhum comentário: