quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Para quem gosta de morar bem e pagar pouco (mas nem tanto)

Finalmente consegui um tempinho para visitar a Mostra "Morar mais por Menos". Embora este seja um programão para os amantes das boas idéias em decoração, não tive companhia (snif). Mesmo assim foi uma experiência intensa: de caderneta na mão, procurei tomar nota das coisas que me encantavam para poder contar para vocês.

A despeito do nome, os projetos não eram tão "baratinhos" assim, mas a divulgação dos preços, de cada ítem usado, nos espaços decorados davam um ar de transparência aos projetos. Em geral, os apresentadores dos espaços esbanjavam simpatia e contavam segredinhos aos visitantes: nem precisa dizer que adorei isso! A escolha do local para a Mostra foi pensada como uma ação solidária e promoveu a reforma do Centro Educacional Pequena Cruzada na Lagoa. Uma escolha tão nobre teve um preço: os espaços amplos eram muitas vezes incompatíveis com a realidade dos apertamentos do público que realmente se preocupa com o "mais por menos". Mesmo assim, boa parte das idéias criativas podem ser adaptadas nos nossos ninhos.

O que me fez liberar oxitocina? Pequenos detalhes como a enorme xícara vermelha que servia de revisteiro, o espelho recortado em silhuetas masculina e feminina no banheiro do casal, os pontinhos de luz no quarto do recém nascido, os espelhos entre as prateleiras dando vida à uma enorme estante branca; o porta-retrato feito com fios de silicone trançado e preso com alfinetes, o uso de caixotes pintados de vermelho servindo como nichos na cozinha com a frase "você tem fome de quê?" bem ao lado, as borboletas de tecido aplicadas na parede do quarto da menina, a indescritíval cor da parede no banheiro da moça, a delicada pia rosa no banho do bebê menina e as frases pintadas à mão na lavanderia. Alguns móveis também chamam atenção como o belo armário que esconde o frigobar e a adega, as camas no quarto do menino: uma suspensa e a outra em V, a mesinha de trabalho no quarto da menina que usa vidros para deixar parte das coisas expostas acompanhada de pufs com cara de "vovó-que-fez". Neste mesmo espaço a penteadeira com pé em X encanta pela simplicidade de suas linhas retas. Os painéis também chamam atenção pela praticidade: no espaço "banho da executiva" há um belo painel feito com mosaicos de pedra sabão e no quarto de vestir foi aplicado um mosaico de porcelanato branco. Em ambos os casos, as peças são compradas em metro e é só colar! Nas paredes, muito papel, tecido e lona texturizada de PVC - muito mesmo!

Cansaram? Eu também. Espero que da próxima vez vocês me acompanhem... meus dedinhos agradecem. Se quiser, clique aqui e veja as fotos.

Um comentário:

CARLOS EDUARDO L. disse...

OI PROFESSORA TUDO BEM???!!!
EU SOU O CARLOS EDUARDO DA TURMA 701 DO COLEGIO LEGRAND
EU GOSTEI MUITO DESSE TEXTO!!
QUANDO EU ESTIVER CHANCE DE IR CONCERTEZA EU IREI PARA VER!!!
TCHAU!!!
PROFESSORA!!
BJS ATE A PROXIMA.