quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Explorando os corpos

A exposição do corpo humano é imperdível para os que se consideram amantes da biologia. Na técnica de conservação está impressa a paciência e a coragem de quem ousou perpetuar as características dos mortos para a contemplação dos mortais. Ao percorrer a exposição com os alunos da Escola Parque, vi rostos perplexos, admirados, curiosos e interessados. Bom seria se todas as aulas de biologia despertassem tanto prazer! Afinal, somos educados para admirar o novo e nem sempre a escola acompanha essa sede de novidades. Mas pelo menos podemos explorar novidades como essa de vez em quando!

Que tal fazer um tour pelos corpos expostos através da percepção dos meus queridos alunos do segundo ano do ensino médio:

"Adorei! Foi super educativo, lúdico e fascinante. Uma forma de auto-conhecimento, ver aqueles vasos sanguíneos montados tão harmoniosamente me impressionou e ao mesmo tempo revelou a fascinante estética e funcionalidade trabalhado conjuntamente. É uma obra de arte pertencente à natureza, a principal artista, que está dentro de cada um de nós." J.S. (fem.)

"Maravilhoso! Foi muito interessante. Aprendi muito com tudo. O que eu mais gostei foi de ver os vasos sanguíneos e os fetos". C. (fem.)

"Adorei o museu, achei muito interessante e muito educativo, além de ser uma experiência única". J.L. (fem.).

"Eu fiquei espantado e ao mesmo tempo encantado com o corpo humano e todos os seus detalhes. Também fiquei um pouco enjoado". D.F. (masc.)

"Espantoso!" Você saber que tudo aquilo está dentro de você, dá até um certo medo! É tudo tão perfeito! É lindo e é tudo interligado. Aprendi bastante." F.V. (fem.)

"Eu fiquei muito surpreso e admirado com o que eu pensava impossível de acontecer que era uma representação dos corpos daquela forma. Fiquei muito feliz por ter tido essa grande oportunidade". D.L.V. (masc.)

"Eu senti nojo e ao mesmo tempo fiquei impressionado". M. (masc.)

"(Senti) uma tristeza desolada ao ver o rosto do falecido, com olho fechado, como se estivesse dormindo, mas o que restava nele, uma fatia, sendo exposta". D.S. (masc)

"A visita ao Museu (Histórico Nacional Rio para conhecer a exposição) do Corpo Humano foi incrível (...). É uma nova forma de conhecer o corpo sem o uso de computação e televisão. A única coisa que choca mais é o fato de os corpos serem de verdade. T.

Nenhum comentário: