quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um dia para ser lembrado

O dia 5 de setembro é um dia especial para pensarmos na Amazônia: um monstro de cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados. Calcula-se que só a parte brasileira possua 3 milhões e meio de quilômetros quadrados de densa floresta tropical. Considerando que na natureza, diversidade é sinônimo de riqueza, a Amazônia é um patrimônio e tanto!



Certa vez, uma amiga que acabava de voltar de sua lua de mel na Amazônia (claro que ela e o marido são biólogos), me disse que enquanto esteve lá precisou falar inglês o tempo todo. Pensei no significado dessa invasão estrangeira. Nada contra a moçada do bem que vem ao país com o "puro" desejo de pesquisar, desde que os pesquisadores brasileiros e os nativos estejam lá também, de preferência sendo a maioria e preservando a sua língua e cultura, com condições dignas de trabalho e desenvolvimento local.

Para manter o potencial genético e cultural e garantir o equilíbrio e a continuidade das florestas da Amazônia, além de sua incrível rede pluvial, é preciso que cada brasileiro tome para si a responsabilidade de conhecer esse ecossistema e acompanhar as ações que colocam em risco suas altas e densas florestas.

Nenhum comentário: